Crise do varejo: duas novas gigantes do setor fecham super e hipermercados

06 julho 2025 às 17h52

COMPARTILHAR
A crise econômica internacional forçou duas redes de supermercados a fechar unidades nas últimas semanas: a espanhola Alcampo (controlada pelo grupo francês Auchan) e a americana Daily Table. Em maio, a Alcampo anunciou o fechamento de 25 unidades e a redução do espaço em 15 hipermercados, causando demissão de 710 trabalhadores (a empresa tem 400 unidades na Espanha). Já a Daily Table encerrou definitivamente as atividades, também em maio.
Em Goiás, quatro unidades do Super Barão foram fechadas temporariamente para reestruturação: duas em Goiânia, a da Praça Tamandaré e do Centro, além dos supermercados em Rio Verde e Goianira. O grupo teve o pedido de recuperação judicial acatado pela Justiça e aguarda os desdobramentos jurídicos para dar andamento ao plano de recuperação.
O setor tem buscado alternativas para se adaptar. A Alcampo, por exemplo, anunciou modelo multicanal e multiformato, com ênfase em unidades menores, digitalização e uma experiência de compra mais ágil. A rede também anunciou investimentos na modernização de mais de 60 lojas e no lançamento de uma nova plataforma logística.
No Brasil, diversas redes do varejo fecharam unidades em 2024. A Rede Dia fechou 343; as lojas Americanas fecharam 159; o Carrefour, 123; a Marisa, 91; as Casas Bahia, 38. Relatório do BTG Pactual publicado em fevereiro deste ano mostra o avanço do “atacarejo” no setor. A porção de brasileiros que afirmou consumir neste misto de atacado com varejo foi de 62% para 73% entre 2019 e 2023.