Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg aponta que a imagem do ministro da Fazenda, Fernanda Haddad, melhorou três pontos percentuais em junho, enquanto sua imagem negativa caiu cinco pontos no período. Haddad registrou seu melhor índice de imagem desde janeiro deste ano.

De acordo com o levantamento, 45% dos entrevistados têm uma imagem positiva de Haddad, 51% têm uma imagem negativa e 4% não souberam responder. O instituto entrevistou 2.621 pessoas, entre os dias 27 e 30 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A crise envolvendo o aumento do IOF já havia sido deflagrada no início da pesquisa. O primeiro dia do levantamento ocorreu logo após o Congresso derrubar o aumento da alíquota do imposto.

Haddad vinha defendendo que o caso fosse levado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, o governo também passou a abraçar o discurso de “ricos versus pobres” e defender a tese da justiça tributária.

O levantamento apontou, também, que a aprovação de Lula subiu em junho e alcançou melhor patamar do ano. A aprovação do presidente chegou a 47,3%, subindo dois pontos percentuais. A desaprovação, no entanto, é de 51,8%, caindo dois pontos percentuais. Os entrevistados que não souberam responder correspondem a 0,9%.

Leia também

Governo aceita negociar IOF com o Congresso mas diz que precisa de receitas no curto prazo para evitar cortes de gastos