COMPARTILHAR

Cálculo da OIT, organização do trabalho da ONU, aponta que o impacto pode ser pior que a crise global de 2008

Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) calcula que até 24,7 milhões de trabalhadores podem perder o emprego durante a crise causada pelo novo coronavírus. De acordo com a agência da ONU, o impacto poderá ser superior à crise global de 2008, quando o mercado encerrou 22 milhões de vagas.

[relacionadas artigos=”241921″]

“Não é só mais uma crise global de saúde, é uma crise global do mercado de trabalho”, afirmou o diretor-geral da OIT, Guy Ryder. No pronunciamento, a organização chamou atenção dos governos, destacando que no melhor cenário, pelo menos 5 milhões de trabalhadores perderão seus empregos.

Outro ponto destacado pela OIT se dá sobre os impactos que poderão ser causados em cadeia. Sem os postos de trabalho, mais de R$17 trilhões podem ser tirados dos bolsos dos trabalhadores, impactando o poder de compra, iniciando escalada para crises de consumo produção.

Em Goiânia, trabalhadores de bares e restaurantes que forem fechados em razão do vírus poderão ter contratos suspensos por até 30 dias, sem direito à salário. No comércio, a orientação é para que empregadores façam acordos coletivos, com previsão de redução de carga horária e salários.