O acesso ao tratamento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda é um dos maiores desafios das famílias brasileiras. Em Goiás, a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) tem proporcionado um modelo de assistência que oferece atendimento gratuito a crianças e adolescentes através da Rede Teia Agir, que possui clínicas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Anápolis.

A gestão da Rede Teia Agir promove metodologias de governança clínica, em parceria com o Poder Público no atendimento de aproximadamente 460 pacientes. Por meio do monitoramento contínuo de indicadores de desempenho é possível realizar ajustes baseados em evidências nos planos terapêuticos dos pacientes.

Diretora da Rede Teia, Danielle Jaques Modesto | Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista ao Jornal Opção, a diretora geral da Rede Teia Agir, Danielle Jaques Modesto, afirmou que entre os principais avanços observados nos pacientes, destacam-se melhorias na comunicação, no desenvolvimento cognitivo, aumento da autonomia funcional e na qualidade da interação social. “Esses resultados refletem também impactos positivos no cotidiano e na qualidade de vida das famílias”, complementa.

Ainda de acordo com Danielle Jaques, o cuidado da Rede Teia Agir é estruturado a partir do acompanhamento multiprofissional. “Cada paciente passa por uma avaliação individualizada e contínua. Com base nesse processo, uma equipe composta por diferentes especialidades atua de forma articulada e complementar, construindo um plano terapêutico singular (único), alinhado às necessidades, potencialidades e ao contexto de vida de cada paciente”, explica.

Sobre a Rede Teia Agir

A Rede Teia iniciou suas atividades em Goiás, em março de 2021, sendo uma iniciativa pioneira neste segmento da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir). Especializada em atendimento terapêutico multidisciplinar e interdisciplinar de crianças e adolescentes diagnosticados com TEA, as clínicas da Rede Teia Agir oferecem uma estrutura completa visando o benefício da comunidade.

Rede Teia Agir está em Goiás há 5 anos | Foto: Divulgação

Os serviços oferecidos são multiprofissionais e incluem psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, psicomotricidade, nutrição, fisioterapia e serviço social. Todos os serviços são baseados nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), uma abordagem reconhecida por sua eficácia comprovada cientificamente.

Com um acompanhamento multiprofissional, a equipe multidisciplinar realiza intervenções planejadas de forma intensiva e sistematizada, de acordo com as necessidades individuais de cada usuário. O intuito é ampliar as habilidades sociais e motoras das crianças e adolescentes atendidas, com ênfase na redução do estresse nesse processo.

Além de Goiás, a Rede Teia Agir está presente em Manaus (AM) e São Paulo (SP), sendo que cada localidade adota o processo de adesão ao atendimento gratuito, sempre condicionado à disponibilidade de vagas.

Leia também:

Mães atípicas defendem colônias de férias inclusivas para crianças com autismo

Escolas ainda falham na proteção de crianças com autismo, avalia especialista