CPMI ouve Igor Delecrode, dirigente da Associação de Amparo Social do Aposentado e Pensionista, que é investigado pela PF
10 novembro 2025 às 09h58

COMPARTILHAR
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) responsável por investigar as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai ouvir o empresário Igor Dias Delecrode, dirigente da Associação de Amparo Social do Aposentado e Pensionista (AASAP), nesta segunda-feira, 10. A associação é investigada pela Polícia Federal (PF), no âmbito da operação “Sem Desconto”.
A investigação apurou que existem documentos da entidade, junto a relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), em que mostram desvios de dinheiro para a conta da associação. Além de criar sistema próprio de biometria para fraudar assinaturas dos aposentados.
A reunião está marcada para as 16 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado, e será interativa.
Entenda o caso
O escândalo do INSS começou a ser denunciado pela imprensa, em dezembro de 2023. Por meio de matéria investigativa do Metrópoles, foi publicado que a arrecadação de entidades, por meio de descontos de mensalidade de aposentados havia disparado. Em um ano a arrecadação chegou a R$ 2 bilhões. Paralelo a isso, associações eram por fraudes nas filiações de segurados.
As reportagens levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Inclusive, essas matérias foram listadas pela PF na operação “Sem Desconto”, que culmiou nas demissões do presidente do INSS e do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Leia também:
Fraude no INSS: Associação tenta descontar indevidamente BPC de idosos e pessoas com deficiência

