Covid-19: nível de transmissão por assintomáticos é igual ao dos pacientes em tratamento
12 junho 2020 às 14h39

COMPARTILHAR
Afirmação é do infectologista do HDT, Boaventura Braz, que faz o esclarecimento após fala controversa da chefe do programa de emergências da OMS
Em entrevista recente à TV Brasil Central, o médico infectologista Boaventura Braz, que atua no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, afirmou que apesar do desencontro de informações nos últimos dias, o nível de transmissão do novo coronavírus é igual entre os chamados assintomáticos e os pacientes em tratamento.
A confusão sobre o tema começou a ganhar desdobramentos após declaração feita durante entrevista coletiva da Organização Mundial da Saúde (OMS). Depois que a chefe do programa de emergências da OMS afirmou que a transmissão por assintomáticos seria rara, ocorreram reações imediatas e vindo a público no dia seguinte para explicar a fala, que disse ter sido mal interpretada.
O médico Boaventura explicou no telejornal que de fato a explicação não foi bem colocada, já que assintomáticos e pré-sintomáticos podem ser transmissores do vírus. “A pessoa infectada que está assintomática e está no mesmo período de incubação do vírus que outra pessoa sintomática pode estar transmitindo o vírus do mesmo jeito”, pontou.
Ainda de acordo com o infectologista, tendo sido a pessoa se infectada pelo vírus, irá passar pelo tempo de incubação, que pode levar até 14 dias. Nesse período, no entanto, o infectado já é capaz de transmitir o vírus, sendo considerado ou pré-sintomático ou assintomático.