Coronavírus: Especialistas explicam regras para isolamento domiciliar
10 março 2020 às 10h29

COMPARTILHAR
Usar máscaras, dormir sozinho e lavar as mãos com frequência são algumas das preocupações que pacientes devem ter

Alguns pacientes infectados com coronavírus estão em isolamento domiciliar no Brasil. Caso eles não apresentem piora em seus quadros de saúde, devem passar cerca de 14 dias reclusos em suas casas. Porém, para que o isolamento funcione e que a Covid-19 não seja transmitida para as demais pessoas dentro de casa é preciso tomar uma série de cuidados.
Um dos cuidados a serem adotados é o maior isolamento possível do paciente e o uso da máscara de proteção. Quando for espirrar ou tossir, é importante proteger a boca e o nariz com um lenço descartável ou com a dobra do cotovelo, pois mesmo estando sozinho, é preciso evitar a contaminação do ambiente.
O paciente diagnosticado com o novo coronavírus também deve trocar a máscara de proteção sempre que ela estiver úmida. “A higienização do nariz deve ser feita com o lenço descartável em um ambiente em que só esteja o paciente. Todo o papel usado deve ser descartado. Depois de limpar o nariz, deve-se fazer uma boa higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel” recomenda Edimilson Migowski, professor de infectologia da UFRJ.
Pessoas que tenham o sistema imunológico enfraquecido, como as diagnosticadas com o vírus HIV ou aquelas que fazem tratamento com quimioterapia ou radioterapia, devem ser retiradas da casa onde há um paciente infectado pelo coronavírus, se for possível. O ideal é que bebês menores de um ano e idosos também evitem conviver na mesma residência que o paciente. Em casa, as pessoas devem ficar pelo menos dois metros distante do infectado.
A limpeza dos ambientes infectados pode ser feita tanto pelo paciente quanto pelos demais moradores da casa, desde que usem máscaras e as mãos antes e depois de limpar o ambiente com álcool 70%.
Quem está saudável ficará responsável por manter o funcionamento da casa, fazendo as compras, pagando as contas e resolvendo as demais pendências. São as pessoas saudáveis que também vão realizar atividades como levar crianças para a escola. Quem estiver bem deve monitorar o quadro de saúde do paciente.
Outros cuidado importantes envolvem a manutenção do lar arejado. As janelas da casa devem estar sempre abertas, mesmo que esteja muito calor (não usar ar condicionado) ou muito frio. O vento ajuda a diminuir a concentração do vírus de dentro dos ambientes
O paciente deve beber muita água e comer alimentos naturais, principalmente os ricos em proteínas, como ovo cozido. Enquanto os sintomas estiverem impactando no apetite, o ideal é comer alimentos leves e evitar ingerir gordura.
A avaliação e indicação do isolamento domiciliar deve partir das autoridades de saúde. E em caso de piora no quadro de saúde, como falta de ar ou febre que desaparece e depois volta, o paciente deve ser levado para a unidade de saúde para atendimento.