Cooperativismo alcança quase dois terços da população de Goiânia
23 outubro 2025 às 18h29

COMPARTILHAR
O cooperativismo impacta cerca de 870 mil pessoas em Goiânia, o que representa quase dois terços da população estimada da capital, de 1,5 milhão de habitantes. De acordo com o Sistema OCB/GO, existem 74 cooperativas associadas e sediadas na cidade, que somam aproximadamente 290 mil cooperados. Cada cooperado, segundo a instituição, representa pelo menos outras três pessoas da mesma família.
Segundo o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o setor tem relevância na geração de emprego e renda em Goiânia, com presença consolidada nas áreas de crédito e saúde, e crescimento no segmento habitacional.
As cooperativas e a entidade representativa afirmam que vêm desenvolvendo iniciativas voltadas à sustentabilidade, à educação, ao esporte e à inclusão social. Também participaram de ações de revitalização de espaços públicos e de projetos voltados à reciclagem e à igualdade social.

Um dos principais eventos promovidos pelo setor é o Dia de Cooperar (Dia C GO), que chegou à 12ª edição em 2025. Desde a primeira edição, o evento já recebeu cerca de 40 mil pessoas e oferece serviços gratuitos à população. Desde 2019, a celebração é realizada no Jardim Botânico, que recebeu investimentos de aproximadamente R$ 400 mil em melhorias estruturais, incluindo revitalização de equipamentos públicos, o Orquidário Amália Hermano Teixeira e o deck do lago.
Parcerias institucionais
O Sistema OCB/GO também tem firmado parcerias com os Poderes Legislativo e Executivo em Goiânia. Entre as ações, está a obra de drenagem no Jardim Goiás, na região do viaduto da Avenida H com a Jamel Cecílio, batizada de “Goiás Cooperativo”.
As cooperativas de reciclagem da capital também foram beneficiadas por emendas parlamentares que possibilitaram a aquisição de equipamentos de proteção individual, prensas e usinas fotovoltaicas.

O vereador Denício Trindade, autor de uma dessas emendas, defende que o cooperativismo pode contribuir para o fortalecimento de uma economia mais equilibrada e participativa.
De acordo com Luís Alberto Pereira, a meta do Sistema OCB/GO é ampliar a atuação em áreas como reciclagem e agricultura familiar, com foco em atender demandas locais e estimular o desenvolvimento econômico e social da cidade.
Movimento Reciclar
Em 2025, o Sistema OCB/GO lançou o Movimento Reciclar, iniciativa em parceria com outras entidades públicas e privadas. O objetivo é elevar o índice de reciclagem de resíduos sólidos em Goiânia dos atuais 2% para 50% até 2033, ano do centenário da capital. O projeto piloto será implantado no Setor Jaó.
O movimento mantém parcerias com a Comurg, Amma e Secretaria de Infraestrutura, além de prever a distribuição de 1 milhão de sacos azuis para a coleta seletiva. Há ainda articulação com a UFG para a trituração do vidro coletado na capital, o que deve melhorar o transporte e o aproveitamento do material pelas cooperativas.
Em parceria com o Convention Bureau e o Codese, o projeto também atua para que grandes eventos realizados em Goiânia adotem práticas sustentáveis e destinem corretamente seus resíduos recicláveis.
Sobre o Sistema OCB/GO
O Sistema OCB/GO é composto por duas entidades:
- OCB/GO (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás): atua na representação institucional, política e socioeconômica das cooperativas, oferecendo apoio técnico, consultivo e de inovação.
- SESCOOP/GO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás): responsável pela formação e capacitação de cooperados, empregados e dirigentes, além do monitoramento das cooperativas no Estado.
Leia também:
Cooperativismo ganha força e protagonismo na economia goiana, afirmam lideranças
