Contribuinte deve procurar advogado para pedir revisão do IPTU, orienta OAB
03 fevereiro 2022 às 08h10

COMPARTILHAR
Assistência por profissional aumenta chances de êxito na demanda. Para presidente da entidade, mesmo na via administrativa, conhecimento é necessário

O aumento do IPTU em Goiânia e as possibilidades de recurso contra os valores cobrados pela Prefeitura acenderam um alerta na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O presidente da entidade, Rafael Lara, lamentou a circulação de informações de que cidadãos devem contestar pessoalmente o imposto junto à Secretaria de Finanças do Município.
Além de causar prejuízos à classe, Lara vê que a orientação de agir sem estar assistido por um profissional pode comprometer o resultado da demanda. “A sociedade fica mais exposta, e diminui em mais de 90% as possibilidades de êxito na impugnação. Cabe à Ordem incentivar a sociedade a não buscar seus direitos sem a orientação de um advogado de sua confiança”, disse o presidente da entidade.
A secretária-geral adjunta da OAB-GO, Fernanda Terra, vê o aumento do IPTU em Goiânia como medida de justiça. “Não é possível buscar justiça sem a orientação de um advogado, ainda mais quando falamos do sistema tributário brasileiro, que é tão complexo”, completou a advogada tributarista.
Lara ressaltou que, ainda que a demanda seja administrativa, o contribuinte deve procurar um advogado para orientá-lo.

