Connor McGregor, ex-campeão do UFC, planeja ser presidente da Irlanda

05 agosto 2025 às 18h33

COMPARTILHAR
Daqui a poucos meses, em 11 de novembro, os eleitores da Irlanda poderão seu escolher seu próximo presidente. A novidade é que o lutador de MMA e boxe Conor McGregor, um dos mais barulhentos ex-campeões do UFC, planeja ser candidato. De acordo com um site, ele batalha, neste momento, para colocar seu nome na célula eleitoral.
“Declaro minha intenção de concorrer ao cargo de presidente da Irlanda. O sistema atual limita a participação democrática. Proponho uma mudança no processo de nomeação para permitir que meu nome seja incluído na cédula”, diz McGregor.
A legislação vigente exige, para que se possa ser candidato a presidente, que se tenha pelo menos 20 indicações de integrantes do Oireachtas (Parlamento) ou então o apoio de quatro dos 31 conselhos municipais da Irlanda.
De acordo com experts no sistema eleitoral irlandês, se as regras forem seguidas, McGregor não terá a mínima chance de ser candidato. A Euronews pontua que “suas chances” são “quase nulas”.
Acrescente-se que McGregor enfrenta processos judiciais, um deles por estupro, o que o descredencia ainda mais a ser candidato.
O que James Joyce diria de McGregor?
Autor de “Ulysses” e “Finnegans Wake”, o que James Joyce diria sobre uma possível candidatura de McGregor a presidente? Não dá para saber, é claro, pois o magistral irlandês morreu em 1941.
Porém, escritor refinado, certamente não apoiaria uma espécie de Leopold Bloom falastrão para presidente. Homem dos bares, portanto do álcool, McGregor não tem a mínima experiência para governar um país.