Conheça os cardeais brasileiros que podem substituir o Papa

19 fevereiro 2025 às 18h27

COMPARTILHAR
Com problemas de saúde e uma internação com quadro de pneumonia bilateral, discussões sobre substitutos do Papa Francisco tomam as redes sociais. O papa está internado no hospital Gemelli de Roma desde a última sexta-feira, 14.
De acordo com o jornal Poltiico, fontes próximas ao papa afirmaram que o pontífice tem sofrido dores intensas e expressou reservadamente ‘a certeza de que não sobreviverá’.
Em 2022, o Papa Francisco convocou todos os cardeais do mundo para uma reunião de dois dias. O encontro seria para definir seu projeto de sucessão.
Entre os cardeais estão Dom Leonardo Steiner e Dom Paulo Cezar Costa, dois brasileiros com idade para votar durante o conclave. O nome dos cardeais poderão ser levados à votação como possíveis candidatos ao cargo de Papa.
O arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, é o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Ele tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020. Ele assumiu o cargo ocupado por Dom Sergio Castriani desde 2013.
O cardeal nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, na Diocese de Criciúma (Brasil). Fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978.
Já Dom Paulo Cezar Costa, da Arquidiocese de Brasília, foi alçado a cardeal na mesma data de Leonardo. Antes disso, ele foi Arcebispo de Brasília por dois anos.
Dom Paulo nasceu em Valença, no estado do Rio de Janeiro, em 20 de julho de 1967.
Leia também
Papa Francisco tem infecção polimicrobiana e situação clínica é ‘complexa’, diz Vaticano