Conheça o Shanay-timpishka, o único rio fervente do mundo que fica na América do Sul

04 junho 2025 às 16h37

COMPARTILHAR
O Shanay-timpishka, o único rio fervente do mundo, é diferente de qualquer outro rio no mundo. O corpo d’água é semelhante a fontes termais, estas com águas mornas aquecidas por energia geotérmica. A diferença do rio, no entanto, é que a água está fervendo.
A água do rio atinge 100ºC, ponto de ebulição. O Shanay-timpishka é o único rio fervente do mundo e fica na Amazônia peruana.
O rio, conhecido como La Bomba, é afluente do Rio Amazonas e tem 6,4 quilômetros de extensão. A temperatura da água varia entre 45ºC e 100ºC.
O nome Shanay-timpishka significa ” fervido pelo calor do sol “, derivado das palavras “shanay” (calor do sol) e “timpu” (ferver). A fonte de calor do rio, no entanto, é a geotérmica. A comunidade que habita as proximidades do rio mantém profundas profundas conexões espirituais com o rio e seus arredores.
Em algumas partes do corpo d’água, é possível se dar um mergulho rápido, que o deixará com sensação de calor. Após alguns metros, existe um trecho de água fervente.
Os locais acreditam que as águas ferventes do Shanay-timpishka são criação de Yacumama, um espírito serpente gigante reverenciado como a Mãe das Águas. A perspectiva xamânica vê o rio como uma entidade sagrada, nascida das profundezas da Terra por uma força poderosa e vivificante.
Leia também
Após reportagem do Jornal Opção, obras da ponte sobre o Rio das Almas avançam