Durante a cavalgada em comemoração aos 10 anos do Centro de Equoterapia, em São Miguel do Araguaia, neste sábado, 4, um desentendimento marcou o evento. Neuton Guimarães, presidente do Sindicato Rural do município, relatou a confusão envolvendo seu filho, Matheus, e o vereador João Batista Garcia Costa (PP).

e276ec4a-2800-477b-9d40-e47adef554ef
Neuton Guimarães | Foto: Redes sociais

“Quando já estávamos na reta final, vimos que o vereador estava alterado porque estava embriagado. Meu filho pediu para ele ficar um pouco para trás para que o desfile ficasse organizado. Ele não gostou e começou a gritar, mas não houve agressão física. Graças a Deus, foi só verbal”, disse Neuton, destacando que o evento foi realizado com organização e respeito. Ele também ressaltou que a cavalgada foi em parceria com o Equotera Vida, instituição que atende crianças com autismo: “É um trabalho muito bonito, com profissionais competentes. O objetivo era celebrar, não gerar conflito.”

Por outro lado, João Batista apresentou sua versão dos fatos, negando ter estado embriagado e acusando Matheus Guimarães de agressão. “Eu estava com uma criança em um pônei, segurando o cabestro com uma mão e as rédeas do meu cavalo com a outra. De repente, o filho do presidente do sindicato tentou me empurrar e agrediu o cavalo. Foi constrangedor”, relatou o vereador. Ele afirmou ainda que Neuton teria ordenado a ação de seu filho: “Ficou claro para todos que presenciaram que o próprio Neuton deu ordens para aquela situação.”

WhatsApp Image 2025-10-05 at 13.30.00
João Batista Garcia Costa | Foto: Acervo pessoal

O vereador garantiu que não houve avanço físico de sua parte e pediu compreensão de todos: “Quero que pensem: o que você faria se estivesse no meu lugar? Esse tipo de atitude não representa o setor agropecuário, e podem continuar contando com meu empenho pelo agronegócio.”

Leia também:

Mulher arremessa cadeira em criança e é agredida pelo pai, durante confusão no Botequim Mercatto; assista