O jornal The New York Times divulgou nesta sexta-feira, 27, a lista dos 100 melhores filmes do século 21, resultado de uma consulta feita a mais de 500 nomes da indústria cinematográfica global, entre diretores, atores, roteiristas e outras personalidades influentes do cinema mundial. Entre os destaques, o Brasil marcou presença com Cidade de Deus (2002), que conquistou a 15ª colocação.

O levantamento contou com votos de nomes como Guillermo del Toro, Sofia Coppola, Pedro Almodóvar, Julianne Moore, além de atrizes como Pamela Anderson e Rachel Zegler, que destacaram o brasileiro A Vida Invisível (2019) entre seus filmes favoritos.

Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, Cidade de Deus é baseado no livro homônimo de Paulo Lins e narra a ascensão do crime organizado em uma favela carioca entre as décadas de 1960 e 1980. Desde seu lançamento, em 2002, o longa tem sido exaltado por seu impacto narrativo, estética inovadora e realismo visceral.

Segundo o ator britânico Chiwetel Ejiofor, indicado ao Oscar por 12 Anos de Escravidão, “Na primeira vez em que assiste, você sente o calor, sente o suor nas costas, sente a pressão, sente as ruas. São poucos os filmes que te colocam no meio de um ambiente com tanta precisão”.

Além do reconhecimento técnico, a força emocional do filme foi destacada por Patton Oswalt, ator e comediante norte-americano, que descreveu uma das cenas como “simplesmente extraordinária”. Segundo ele, “Há uma cena no meio de Cidade de Deus em que eles fazem uma espécie de dança improvisada, e então colocam Kung Fu Fighting para tocar e isso deixa a plateia toda animada. Mas também é trágico e tenso”.

Parasita lidera a lista

Encabeçando o ranking está o sul-coreano Parasita (2019), dirigido por Bong Joon-ho, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2020, um feito histórico para uma produção falada em idioma não inglês. O longa retrata a luta de uma família pobre por ascensão social e o choque brutal com a elite coreana, em uma trama marcada por ironia, tensão e crítica social.

A segunda colocação ficou com Cidade dos Sonhos (2001), de David Lynch, enquanto Sangue Negro (2007), dirigido por Paul Thomas Anderson, aparece na terceira posição. Completam o top 5 os longas Amor à Flor da Pele (2000), de Wong Kar-Wai, e Moonlight (2016), de Barry Jenkins.

Outros destaques incluem Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), A Viagem de Chihiro (2001), Onde os Fracos Não Têm Vez (2007) e A Rede Social (2010), que figuram entre os dez primeiros colocados. 

Confira a lista completa dos 100 melhores filmes do século 21, segundo o The New York Times

  1. Parasita (2019), de Bong Joon-ho
  2. Cidade dos Sonhos (2001), de David Lynch
  3. Sangue Negro (2007), de Paul Thomas Anderson
  4. Amor à Flor da Pele (2000), de Wong Kar-Wai
  5. Moonlight (2016), de Barry Jenkins
  6. Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), de Ethan Coen e Joel Coen
  7. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004), de Michel Gondry
  8. Corra! (2017), de Jordan Peele
  9. A Viagem de Chihiro (2001), de Hayao Miyazaki
  10. A Rede Social (2010), de David Fincher
  11. Mad Max: Estrada da Fúria (2015), de George Miller
  12. Zona de Interesse (2023), de Jonathan Glazer
  13. Filhos da Esperança (2006), de Alfonso Cuarón
  14. Bastardos Inglórios (2009), de Quentin Tarantino
  15. Cidade de Deus (2003), de Fernando Meirelles e Kátia Lund
  16. O Tigre e o Dragão (2000), de Ang Lee
  17. O Segredo de Brokeback Mountain (2005), de Ang Lee
  18. E Sua Mãe Também (2001), de Alfonso Cuarón
  19. Zodíaco (2007), de David Fincher
  20. O Lobo de Wall Street (2013), de Martin Scorsese
  21. Os Excêntricos Tenenbaums (2001), de Wes Anderson
  22. O Grande Hotel Budapeste (2014), de Wes Anderson
  23. Boyhood (2014), de Richard Linklater
  24. Ela (2013), de Spike Jonze
  25. Trama Fantasma (2017), de Paul Thomas Anderson
  26. Anatomia de uma Queda (2023), Justine Triet
  27. Adaptação (2002), de Spike Jonze
  28. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), de Christopher Nolan
  29. A Chegada (2016), de Denis Villeneuve
  30. Encontros e Desencontros (2003), de Sofia Coppola
  31. Os Infiltrados (2006), de Martin Scorsese
  32. Missão Madrinha de Casamento (2011), de Paul Feig
  33. A Separação (2011), de Asghar Farhadi
  34. Wall-e (2008), de Andrew Stanton
  35. O Profeta (2010), de Jacques Audiard
  36. Um Homem Sério (2009), de Ethan Coen e Joel Coen
  37. Me Chame Pelo Seu Nome (2017), de Luca Guadagnino
  38. Retrato de uma Jovem em Chamas (2019), de Céline Sciamma
  39. Lady Bird (2017), de Greta Gerwig
  40. Yi Yi (2000), de Edward Yang
  41. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), de Jean-Pierre Jeunet
  42. O Mestre (2012), de Paul Thomas Anderson
  43. Oldboy (2005), de Park Chan-Wook
  44. Era uma vez em… Hollywood (2019), de Quentin Tarantino
  45. O Homem Que Mudou o Jogo (2011), de Bennett Miller
  46. Roma (2018), Alfonso Cuarón
  47. Quase Famosos (2000), de Cameron Crowe
  48. A Vida dos Outros (2007), de Florian Henckel Von Donnersmarck
  49. Antes do Pôr-do-Sol (2004), de Richard Linklater
  50. Up: Altas Aventuras (50), de Pete Docter
  51. 12 Anos de Escravidão (2013), de Steve McQueen
  52. A Favorita (2018), de Yorgos Lanthimos
  53. Borat – O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (2006), de Larry Charles
  54. O Labirinto do Fauno (2006), de Guillermo del Toro
  55. A Origem (2010), de Christopher Nolan
  56. Embriagado de Amor (2002), de Paul Thomas Anderson
  57. O Melhor do Show (2000), de Christopher Guest
  58. Joias Brutas (2019), de Benny Safdie e Josh Safdie
  59. Toni Erdmann (2016), de Maren Ade
  60. Whiplash (2014), de Damien Chazelle
  61. Kill Bill: Vol. 1 (2003), de Quentin Tarantino
  62. Amnésia (2001), de Christopher Nolan
  63. Pequena Miss Sunshine (2006), de Jonathan Dayton e Valerie Faris
  64. Garota Exemplar (2014), de David Fincher
  65. Oppenheimer (2023), de Christopher Nolan
  66. Spotlight (2015), de Tom McCarthy
  67. Tár (2022), de Todd Field
  68. Guerra ao Terror (2008), de Kathryn Bigelow
  69. Sob a Pele (2013), de Jonathan Glazer
  70. Deixa Ela Entrar (2008), de Tomas Alfredson
  71. Onze Homens e Um Segredo (2001), de Steven Soderbergh
  72. Carol (2015), de Todd Haynes
  73. Ratatouille (2007), de Brad Bird
  74. Projeto Flórida (2017), de Sean Baker
  75. Amor (2012), de Michael Haneke
  76. E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000), de Ethan Coen e Joel Coen
  77. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022), de Daniel Kwan e Daniel Scheinert
  78. Aftersun (2022), de Charlotte Wells
  79. A Árvore da Vida (2011), de Terrence Malick
  80. Volver (2006), de Pedro Almodóvar
  81. Cisne Negro (2010), de Darren Aronofsky
  82. O Ato de Matar (2012), de Joshua Oppenheimer
  83. Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum (2013), de Ethan Coen e Joel Coen
  84. Melancolia (2011), de Lars von Trier
  85. O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (2004), de Adam McKay
  86. Vidas Passadas (2023), de Celine Song
  87. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), de Peter Jackson
  88. Os Catadores e Eu (2000), de Agnès Varda
  89. Interstelar (2014), de Christopher Nolan
  90. Frances Ha (2013), de Noah Baumbach
  91. Aquário (2009), de Andrea Arnold
  92. Gladiador (2000), de Ridley Scott
  93. Conduta de Risco (2007), de Tony Gilroy
  94. Minority Report – A Nova Lei (2002), de Steven Spielberg
  95. A Pior Pessoa do Mundo (2021), de Joachim Trier
  96. Pantera Negra (2018), de Ryan Coogler
  97. Gravidade (2013), de Alfonso Cuarón
  98. O Homem Urso (2005), de Werner Herzog
  99. Memórias de um Assassino (2003), de Bong Joon-ho
  100. Superbad: É Hoje (2007), de Greg Mottola

Leia também:

Cidade goiana é condenada a pagar indenização por indicar, erroneamente, CPF de terceiro em execução fiscal

Briga entre deputado e família de Simone Mendes revela emenda para recapear condomínio de luxo