Confira os 100 melhores filmes do século 21, segundo o The New York Times

27 junho 2025 às 18h21

COMPARTILHAR
O jornal The New York Times divulgou nesta sexta-feira, 27, a lista dos 100 melhores filmes do século 21, resultado de uma consulta feita a mais de 500 nomes da indústria cinematográfica global, entre diretores, atores, roteiristas e outras personalidades influentes do cinema mundial. Entre os destaques, o Brasil marcou presença com Cidade de Deus (2002), que conquistou a 15ª colocação.
O levantamento contou com votos de nomes como Guillermo del Toro, Sofia Coppola, Pedro Almodóvar, Julianne Moore, além de atrizes como Pamela Anderson e Rachel Zegler, que destacaram o brasileiro A Vida Invisível (2019) entre seus filmes favoritos.
Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, Cidade de Deus é baseado no livro homônimo de Paulo Lins e narra a ascensão do crime organizado em uma favela carioca entre as décadas de 1960 e 1980. Desde seu lançamento, em 2002, o longa tem sido exaltado por seu impacto narrativo, estética inovadora e realismo visceral.
Segundo o ator britânico Chiwetel Ejiofor, indicado ao Oscar por 12 Anos de Escravidão, “Na primeira vez em que assiste, você sente o calor, sente o suor nas costas, sente a pressão, sente as ruas. São poucos os filmes que te colocam no meio de um ambiente com tanta precisão”.
Além do reconhecimento técnico, a força emocional do filme foi destacada por Patton Oswalt, ator e comediante norte-americano, que descreveu uma das cenas como “simplesmente extraordinária”. Segundo ele, “Há uma cena no meio de Cidade de Deus em que eles fazem uma espécie de dança improvisada, e então colocam Kung Fu Fighting para tocar e isso deixa a plateia toda animada. Mas também é trágico e tenso”.
Parasita lidera a lista
Encabeçando o ranking está o sul-coreano Parasita (2019), dirigido por Bong Joon-ho, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2020, um feito histórico para uma produção falada em idioma não inglês. O longa retrata a luta de uma família pobre por ascensão social e o choque brutal com a elite coreana, em uma trama marcada por ironia, tensão e crítica social.
A segunda colocação ficou com Cidade dos Sonhos (2001), de David Lynch, enquanto Sangue Negro (2007), dirigido por Paul Thomas Anderson, aparece na terceira posição. Completam o top 5 os longas Amor à Flor da Pele (2000), de Wong Kar-Wai, e Moonlight (2016), de Barry Jenkins.
Outros destaques incluem Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), A Viagem de Chihiro (2001), Onde os Fracos Não Têm Vez (2007) e A Rede Social (2010), que figuram entre os dez primeiros colocados.
Confira a lista completa dos 100 melhores filmes do século 21, segundo o The New York Times
- Parasita (2019), de Bong Joon-ho
- Cidade dos Sonhos (2001), de David Lynch
- Sangue Negro (2007), de Paul Thomas Anderson
- Amor à Flor da Pele (2000), de Wong Kar-Wai
- Moonlight (2016), de Barry Jenkins
- Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), de Ethan Coen e Joel Coen
- Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004), de Michel Gondry
- Corra! (2017), de Jordan Peele
- A Viagem de Chihiro (2001), de Hayao Miyazaki
- A Rede Social (2010), de David Fincher
- Mad Max: Estrada da Fúria (2015), de George Miller
- Zona de Interesse (2023), de Jonathan Glazer
- Filhos da Esperança (2006), de Alfonso Cuarón
- Bastardos Inglórios (2009), de Quentin Tarantino
- Cidade de Deus (2003), de Fernando Meirelles e Kátia Lund
- O Tigre e o Dragão (2000), de Ang Lee
- O Segredo de Brokeback Mountain (2005), de Ang Lee
- E Sua Mãe Também (2001), de Alfonso Cuarón
- Zodíaco (2007), de David Fincher
- O Lobo de Wall Street (2013), de Martin Scorsese
- Os Excêntricos Tenenbaums (2001), de Wes Anderson
- O Grande Hotel Budapeste (2014), de Wes Anderson
- Boyhood (2014), de Richard Linklater
- Ela (2013), de Spike Jonze
- Trama Fantasma (2017), de Paul Thomas Anderson
- Anatomia de uma Queda (2023), Justine Triet
- Adaptação (2002), de Spike Jonze
- Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), de Christopher Nolan
- A Chegada (2016), de Denis Villeneuve
- Encontros e Desencontros (2003), de Sofia Coppola
- Os Infiltrados (2006), de Martin Scorsese
- Missão Madrinha de Casamento (2011), de Paul Feig
- A Separação (2011), de Asghar Farhadi
- Wall-e (2008), de Andrew Stanton
- O Profeta (2010), de Jacques Audiard
- Um Homem Sério (2009), de Ethan Coen e Joel Coen
- Me Chame Pelo Seu Nome (2017), de Luca Guadagnino
- Retrato de uma Jovem em Chamas (2019), de Céline Sciamma
- Lady Bird (2017), de Greta Gerwig
- Yi Yi (2000), de Edward Yang
- O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), de Jean-Pierre Jeunet
- O Mestre (2012), de Paul Thomas Anderson
- Oldboy (2005), de Park Chan-Wook
- Era uma vez em… Hollywood (2019), de Quentin Tarantino
- O Homem Que Mudou o Jogo (2011), de Bennett Miller
- Roma (2018), Alfonso Cuarón
- Quase Famosos (2000), de Cameron Crowe
- A Vida dos Outros (2007), de Florian Henckel Von Donnersmarck
- Antes do Pôr-do-Sol (2004), de Richard Linklater
- Up: Altas Aventuras (50), de Pete Docter
- 12 Anos de Escravidão (2013), de Steve McQueen
- A Favorita (2018), de Yorgos Lanthimos
- Borat – O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (2006), de Larry Charles
- O Labirinto do Fauno (2006), de Guillermo del Toro
- A Origem (2010), de Christopher Nolan
- Embriagado de Amor (2002), de Paul Thomas Anderson
- O Melhor do Show (2000), de Christopher Guest
- Joias Brutas (2019), de Benny Safdie e Josh Safdie
- Toni Erdmann (2016), de Maren Ade
- Whiplash (2014), de Damien Chazelle
- Kill Bill: Vol. 1 (2003), de Quentin Tarantino
- Amnésia (2001), de Christopher Nolan
- Pequena Miss Sunshine (2006), de Jonathan Dayton e Valerie Faris
- Garota Exemplar (2014), de David Fincher
- Oppenheimer (2023), de Christopher Nolan
- Spotlight (2015), de Tom McCarthy
- Tár (2022), de Todd Field
- Guerra ao Terror (2008), de Kathryn Bigelow
- Sob a Pele (2013), de Jonathan Glazer
- Deixa Ela Entrar (2008), de Tomas Alfredson
- Onze Homens e Um Segredo (2001), de Steven Soderbergh
- Carol (2015), de Todd Haynes
- Ratatouille (2007), de Brad Bird
- Projeto Flórida (2017), de Sean Baker
- Amor (2012), de Michael Haneke
- E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000), de Ethan Coen e Joel Coen
- Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022), de Daniel Kwan e Daniel Scheinert
- Aftersun (2022), de Charlotte Wells
- A Árvore da Vida (2011), de Terrence Malick
- Volver (2006), de Pedro Almodóvar
- Cisne Negro (2010), de Darren Aronofsky
- O Ato de Matar (2012), de Joshua Oppenheimer
- Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum (2013), de Ethan Coen e Joel Coen
- Melancolia (2011), de Lars von Trier
- O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (2004), de Adam McKay
- Vidas Passadas (2023), de Celine Song
- O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), de Peter Jackson
- Os Catadores e Eu (2000), de Agnès Varda
- Interstelar (2014), de Christopher Nolan
- Frances Ha (2013), de Noah Baumbach
- Aquário (2009), de Andrea Arnold
- Gladiador (2000), de Ridley Scott
- Conduta de Risco (2007), de Tony Gilroy
- Minority Report – A Nova Lei (2002), de Steven Spielberg
- A Pior Pessoa do Mundo (2021), de Joachim Trier
- Pantera Negra (2018), de Ryan Coogler
- Gravidade (2013), de Alfonso Cuarón
- O Homem Urso (2005), de Werner Herzog
- Memórias de um Assassino (2003), de Bong Joon-ho
- Superbad: É Hoje (2007), de Greg Mottola
Leia também:
Briga entre deputado e família de Simone Mendes revela emenda para recapear condomínio de luxo