COMPARTILHAR

Convênio firmado entre os dois órgãos vale a partir desta segunda-feira (2/2) e tem objetivo de aperfeiçoar a fiscalização e favorecer a limpeza da cidade

Foto: Luciano Magalhães / Comurg
Foto: Luciano Magalhães / Comurg

Dez fiscais da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) estão, a partir desta segunda-feira (2/2), à disposição da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) para multar o morador que jogar lixo e entulho nas vias públicas da cidade de forma irregular ou fora do horário da coleta.

A ação é resultado do convênio firmado entre a Comurg e a AMMA para aperfeiçoar a fiscalização e favorecer a limpeza e higienização da cidade.

Agora, os agentes da Comurg que faziam apenas a orientação sobre os dias e horários da coleta farão também notificações administrativas. E se, no prazo estabelecido pelo órgão, o morador não retirar o seu resíduo, o fiscal da AMMA irá gerar a autuação.

De acordo com o Código de Posturas do Município, o descarte de resíduos em via pública ou em terrenos é crime e a multa pode variar de R$ 42,75 a R$ 5 mil reais.

Os fiscais ficarão a disposição da Comurg e acompanharão as equipes de orientação e fiscalização da Companhia no dia a dia. Todos os tipos de descartes irregulares serão fiscalizados: entulho, lixo mal acondicionado ou depositado fora do horário da coleta e lotes em situação de abandono.

De acordo com o presidente da Comurg, Ormando José Pires, na Capital são geradas cerca de 1.400 toneladas de lixo orgânico e 3.500 toneladas de entulho. Deste total, a companhia consegue recolher apenas 1.500 toneladas.

“Nenhum tipo de material pode ser descartado em ruas ou calçadas. É obrigação da Prefeitura recolher apenas o resíduo gerado pela dona de casa, resíduo comum. Galhos, limpeza de quintal, entulhos e restos de construção é atribuição de quem gera”, explicou o presidente.

A expectativa é que com esta medida, o cidadão fique mais consciente e faça o descarte correto do entulho. A Comurg orienta que o ideal é procurar empresas de containers credenciadas na AMMA para realizar o descarte do material corretamente.

O gerente de Controle de Fiscal da AMMA, Sócrates Randal, acredita que esta iniciativa terá efeito multiplicador na comunidade, e tão logo, a cidade verá os resultados.

Os dias e horários da coleta estão disponíveis no portal da Comurg. Se o cidadão preferir, pode também fazer contato pelos telefones 156 ou (62) 3524-8555 e pelo WhatsApp (62)8596-8555.

*Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação