Comissão aprova proposta que prevê plantio de árvore para cada criança nascida
28 maio 2019 às 09h58

COMPARTILHAR
Após receber parecer favorável, projeto de autoria do deputado Carlos Henrique Gaguim tramita agora em caráter conclusivo no Parlamento

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de Lei que institui a seguinte política: “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”. A proposta, de autoria do deputado Carlos Henrique Gaguim (Dem-TO), diz que as árvores deverão ser plantadas, preferencialmente, em área urbana para cada criança nascida na rede pública de saúde dos municípios.
Segundo a Agência Câmara, o projeto foi apreciado pela deputada Norma Ayub (Dem-ES) que em sua relatoria destacou que o texto une educação ambiental e conservação da natureza. Para ela, o projeto representa um acréscimo respeitável ao esforço de arborização urbana.
A medida assegura ainda a participação de empresas privadas que queiram aderir ao movimento. As famílias participantes serão contempladas com o certificado “Criança Amiga da Natureza”. A proposta diz que esse documento trará informações como data de nascimento da criança, bem como a data de plantio e especie do vegetal.
A Agência Câmara reforça que o projeto tramita atualmente em caráter conclusivo e seguirá, agora, para análise da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Em caso de aprovação, o projeto deverá ser apreciado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) do Parlamento.

