Com votação dos destaques da reforma da Previdência concluída, matéria vai à promulgação
23 outubro 2019 às 14h30

COMPARTILHAR
Aprovação oficial do texto veio após acordo para aprovar destaque do PT, que retira trecho que proibia trabalhadores sob regime de periculosidade de receber aposentadoria especial
O Senado concluiu, nesta quarta-feira, 23, a votação dos destaques da reforma da Previdência. Dessa maneira, a matéria está finalmente aprovada e segue para promulgação conjunta com a Câmara dos Deputados para que possa entrar em vigor.
Conclusão veio após acordo entre o Governo e líderes partidários com aprovação do destaque da bancada do PT, que retira da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Previdência um trecho que vetava a trabalhadores sob regime de periculosidade, como vigilantes, o benefício da aposentadoria especial.
Mudança que, de acordo com a equipe econômica do Governo, não deve intervir no impacto final da reforma nas contas do País — de R$ 800 bilhões em dez anos. O secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marino, disse que era prevista uma desidratação de R$ 23 bilhões na década por conta de uma possível judicialização do tema.
Mas, como o destaque foi aprovado e o projeto de regulamentação já está engatilhado, a Economia não deve sofrer impacto negativo.

