Até o fim deste ano, Abadia de Goiás terá o seu primeiro parque urbanizado. Com 88 mil metros quadrados de área verde, o Parque do Lago já tem 30% das obras concluídas e contará com investimento de R$ 500 mil da empresa Localiza Urbanismo. O espaço, que superará em tamanho o Parque Vaca Brava, em Goiânia, com 79 mil m², promete transformar a região e expandir a conexão da região metropolitana de Goiânia.

A iniciativa reflete um movimento crescente nos centros urbanos, que busca aproximar a população da natureza e melhorar a qualidade de vida em meio ao concreto. Em Abadia, a proposta é integrar o parque ao bairro planejado Reserva do Bosque, que está em fase final de implantação.

Segundo a Localiza Urbanismo, o Parque do Lago contará com lago, anfiteatro, quadras, área fitness, playgrounds e paisagismo amplo. O objetivo é consolidar o espaço como referência em lazer para a população e, ao mesmo tempo, valorizar os imóveis do entorno.

Parque do Lago | Foto: Simulação

“O parque irá concluir as diversas benfeitorias que levamos ao bairro. Entendemos que, pelo crescimento recorde da cidade, a que mais aumentou o número de domicílios no País segundo o último censo, era importante agregar este espaço para a comunidade”, afirmou Danilo Tavares, diretor da empresa.

Um estudo conduzido pela Localiza Urbanismo aponta que imóveis localizados próximos a áreas verdes como parques e praças tiveram valorização de até 130% entre 2020 e 2025. O número supera em 56% a média de valorização registrada pelo Índice Fipezap para Goiânia no mesmo período. Não por acaso, Goiânia é reconhecida nacionalmente como “cidade dos parques”, e Abadia de Goiás caminha para seguir seus passos. 

Parque do Lago | Foto: Simulação

Apesar do entusiasmo com o novo espaço, o prefeito de Abadia de Goiás, Wander Saraiva de Carvalho, fez questão de esclarecer que o Parque do Lago é uma iniciativa privada, ainda em fase de implantação. “O Parque do Lago é privado, onde eles construíram esse lago lá, assim que eles terminarem toda a infraestrutura, eles vão entregar para o município”, explicou.

O prefeito destacou que, até a entrega oficial, toda a responsabilidade sobre infraestrutura, segurança, iluminação e manutenção é da Localiza Urbanismo. “É um loteamento privado que foi aprovado em gestões anteriores. A prefeitura só assume quando a obra estiver 100% concluída, com água, energia, asfalto e galeria fluvial. Até lá, toda responsabilidade é da empresa”, reforçou.

Wander lembrou ainda que o município já havia solicitado medidas de segurança à empresa, como instalação de gradil e vigilância 24 horas no entorno do lago. A cobrança se intensificou após registros de acidentes anteriores na área. “Nós já viemos alertando há bastante tempo que eles coloquem gradil em volta do lago e que mantenham segurança lá 24 horas, porque a partir do momento que a prefeitura receber, teremos que arcar com esse gasto”, disse o prefeito.

Parque do Lago | Foto: Simulação

O prefeito também ressaltou que o crescimento acelerado de Abadia de Goiás gerou desafios adicionais em áreas como transporte, saúde e educação. Segundo ele, gestões anteriores aprovaram inúmeros loteamentos sem infraestrutura adequada, deixando a responsabilidade para administrações posteriores.

“Hoje Abadia tem mais de 40 mil lotes aprovados em gestões anteriores e que não foram vendidos ainda. Eu disse que no meu mandato não aprovaria nenhum loteamento aberto enquanto não resolvesse essa questão. Por isso estamos construindo escolas, creches, praças e levando asfalto para conectar bairros que antes estavam isolados”, afirmou Carvalho.

Ele citou como exemplo o bairro Maria de Oliveira, que ficou sem linha de ônibus por anos devido à falta de apenas 350 metros de asfalto. “Quando assumi, fizemos a ligação. O mesmo aconteceu em outros bairros. Não adianta aprovar loteamento sem pensar em transporte e serviços públicos. Estamos corrigindo esses problemas”, explicou.

Reserva do Bosque: novo bairro planejado

O Parque do Lago está inserido dentro do Reserva do Bosque, bairro planejado que receberá 3.650 famílias. Implantado em um vazio urbano de Abadia de Goiás, o empreendimento começou a ser construído em 2023 e agora chega à sua etapa final, com lançamento de 350 lotes no entorno do parque.

O asfalto ligando as zonas central e sul da cidade reduziu o tempo de deslocamento e possibilitou a implantação de linhas de ônibus pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). Agora, há rotas que conectam o bairro tanto ao Terminal Maranata, em Aparecida de Goiânia, quanto ao Parque Oeste Industrial, em Goiânia.

Leia também:

Jovem morre afogado em lago de Abadia de Goiás

Empresa canadense apresenta 100 pedidos de exploração de ouro em Luziânia em menos de dois anos