As pessoas que têm dificuldade de enxergar de perto podem conseguir mudar essa realidade com um colírio que foi aprovado nos Estados Unidos. O medicamento, indicado para melhorar a condição da presbiopia ou “vista cansada”, é usado uma vez ao dia, promete melhorar o foco por até dez horas e pode reduzir a necessidade de óculos de leitura. 

O novo colírio age ao contrair a pupila, o que aumenta a nitidez para perto. A presbiopia é comum a partir dos 40 anos, quando a lente natural do olho perde elasticidade; Ela acaba sendo identificada naquele momento que as pessoas começam a afastar o celular ou o cardápio para conseguir enxergar melhor. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, ¼ da população mundial vive com essa condição. 

O CEO da empresa responsável pelo produto, Eef Schimmelpennink, explicou que o colírio é baseado em uma molécula chamada ciclidina. Essa molécula, segundo ele, tem sido usada há mais de 50 anos para tratar glaucoma, uma outra doença ocular. “Como efeito colateral, eles sempre percebiam que ela diminuía a pupila, e, com isso, as pessoas diziam que a visão de perto melhorava”, afirmou.

Ao Fantástico, da TV Globo, o comerciante Matthew Askinazy, que foi um dos primeiros a usar o produto, relatou que começou a perder a visão de perto aos 40 anos e já sentiu a diferença ao usar o colírio. “Uso quase todos os dias, umas cinco vezes por semana. Nos fins de semana, às vezes não uso, porque não leio tanto. Mas, se vou a uma festa, acabo usando também, afinal, não quero usar os óculos, quero ter uma aparência melhor”, afirmou.

O efeito aparece entre 15 e 20 minutos após a aplicação. Por enquanto, o colírio está disponível somente nos Estados Unidos. A caixa, com doses para 25 dias, custa cerca de R$ 420. A venda é feita apenas com prescrição médica.  

Leia mais: Após 40 dias de impasse, Senado dos EUA avança para acabar com “shutdown” e reabrir governo