Mudanças são apresentadas em um contexto de crise no transporte coletivo na Capital

Ônibus do transporte coletivo de Goiânia | Foto: Reprodução

Nesta terça-feira, 19, o RedeMob Consórcio, em conjunto com a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), anunciou que apresentará o novo sistema de bilhetagem a ser implantado na Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC). A apresentação será feita em coletiva virtual à imprensa nesta quarta-feira, dia 20, às 9 horas.

O anúncio acontece em meio a uma discussão a respeito do transporte coletivo na capital goiana. Na última segunda-feira, 11, a Prefeitura discutiu a respeito de mudanças no preço das passagens em 2021. De acordo com o prefeito da CMTC, Murilo Ulhoa, não haverá reajuste da tarifa de transporte coletivo em Goiânia nos próximos 12 meses.

Um dos pontos também discutidos foi a aplicação do plano emergencial na tentativa de reverter a crise no transporte da Capital. O setor sofre com uma crise econômica, gerada pela pandemia de Covid-19.

Entre os meses de março e dezembro de 2020, o prejuízo operacional da área foi de mais de R$ 70 milhões, segundo o presidente da Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Goiânia (SET), Adriano Oliveira. Além disso, a frota da CMTC reduziu 20% desde março e o número total de passageiros circulando também diminuiu drasticamente.

Por fim, também se discutiu a possibilidade de tratar as viagens entre as 16 cidades da Região Metropolitana como intermunicipais.