Circuito Ballroom: Goiânia recebe oficinas e rodas de conversa gratuitas voltadas para comunidade LGBTQIAPN+; confira programação

04 setembro 2025 às 12h39

COMPARTILHAR
O Circuito Ballroom Goiânia é uma celebração de arte, moda, performance e resistência. Produzido pela House of A’ Trois, o evento é uma plataforma de visibilidade, memória e enfrentamento voltado para comunidade LGBTQIAPN + periférica. O evento oferece oficinas e rodas gratuitas de conversa, além de uma competição de performances como Vogue, Lip Sync e Runaway.
Com objetivo de ocupar espaços públicos com arte, o tema desta edição é “Salve o Cerrado”, o evento afirma que defender o bioma é também defender os corpos que fazem parte dele. O Dia Nacional do Cerrado é comemorado em 11 de setembro e o bioma deve ser representado e honrado nas performances. Para isso, cada categoria da competição têm um subtema ligado ao Cerrado e um dress code próprio.
O ballroom é parte da comunidade LGBTQIAPN + e inclui competições com categorias de dança, moda e apresentação, organizadas por ‘casas’ que oferecem apoio e acolhimento aos seus membros, pessoas negras e trans periféricas. Ao Jornal Opção, uma das organizadoras desta edição, Gleyde Lopes, disse que o evento é importante para reafirmar a existência desses corpos.
“Existem outros corpos que performam a cidade, que não sejam apenas os corpos sertanejos. Entender que essa comunidade é grande e pensando em Goiânia, que infelizmente é uma cidade tão conservadora, para nós que somos da comunidade LGBTQIAPN+, é uma forma de também fazer uma forma de ocupação da arte nesses lugares públicos. Esses lugares também precisam ser acessados pelas pessoas periféricas”, afirmou ela.
De 11 a 14 de setembro, o Circuito oferece oficinas de Vogue Femme e Runaway nos parques Bosque dos Buritis e Lago das Rosas, além de rodas de conversa sobre saúde sexual e ballroom. Já no dia 14 ocorre a grande celebração, no Hype11, no Setor Sul. Os inscritos vão participar de batalhas e categorias com uma premiação de R$ 300. A entrada e participação é gratuita e, somente no evento dia 14, quem puder deve levar 1 quilo de alimento não perecível – confira a programação completa abaixo.
O evento foi contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, pelo edital 007/2024, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Para mais informações, acesse: @houseofatrois

Categorias
- Runaway Ota (fechado para quem vive com HIV)
- Face (fechado para pessoas negras e indígenas)
- Baby Vogue
- Batekoo
- Sex Siren
- Hands Performance x Arms Control
- Lip Sync
- Vogue Ota
- FQ Performance
Programação
11/09 – Quinta-feira
Local: Bosque dos Buritis
- 14h30. Oficina de Vogue Femme
- 16h00. Bate papo: Contraí uma IST, e agora?
12/09 – Sexta-feira
Local: Lago das Rosas
- 14h30. Oficina de Runaway
- 16h00. Oficina de Vogue Femme
13/09 – Sábado
Local: Lago das Rosas
- 14h30. Oficina de Old Way
- 16h00. Bate papo: Redução de danos na ballroom
14/09 – Domingo
Local: HYPE 11
A partir de 16h30
Entrada: 1kg de alimento não perecível ou higiene pessoal (para quem puder)
Leia também: Envelhecimento LGBT+ em Goiânia: comunidade mais velha relata isolamento e exclusão