Chuvas ultrapassam 70 mm em Goiânia e Cimehgo alerta para risco de alagamentos até sexta-feira
20 janeiro 2026 às 09h00

COMPARTILHAR
As fortes chuvas registradas em Goiânia entre a madrugada e a manhã desta terça-feira, 20, já provocaram volumes superiores a 70 milímetros em diferentes regiões da capital. Os dados constam em levantamento do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), que monitora as estações pluviométricas espalhadas pela cidade.
De acordo com o órgão, os maiores volumes foram registrados na Região Sudoeste, no Parque Amazônia (78,2 mm), na Região Leste, no Parque Atheneu (75,6 mm), e novamente no Sudoeste, nos Jardins Madri (75 mm). Também chamaram atenção os acumulados no Vera Cruz (74,4 mm) e no Jardim Botânico (68,6 mm). A chuva teve duração média de 8 horas e 25 minutos, entre 0h e 8h25.
Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, os volumes observados superaram a expectativa inicial para a capital. “A previsão era de até 60 milímetros, mas algumas regiões já passaram dos 70. Esse cenário era esperado por causa da combinação entre frente fria e grande disponibilidade de umidade”, explicou ao Jornal Opção.
André Amorim afirma que as chuvas volumosas são resultado do avanço de uma frente fria pela região Sudeste do país, associada à umidade vinda da Amazônia. “Esse sistema está organizando a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que favorece chuvas persistentes e de grande volume em Goiás”, disse.
Ainda segundo o gerente do Cimehgo, já houve registros acima de 40 milímetros em diversas regiões do Estado desde segunda-feira, especialmente na porção centro-norte. Em Goiânia, algumas estações já superaram 70 milímetros apenas na madrugada desta terça.
A previsão indica que as chuvas devem continuar até pelo menos sexta-feira, 23, com risco de novos episódios de alagamentos e transbordamentos. “São chuvas volumosas, que podem causar alagamento de vias, enxurradas e trazer perigo tanto para quem está na cidade quanto no campo e nas rodovias”, disse Amorim.
Para o restante do dia, a tendência é de diminuição da intensidade na capital. “À tarde, podemos ter pancadas mais isoladas e fracas, sem aquele volume intenso da madrugada”, explicou.
O Cimehgo também chama atenção para o acumulado ao longo da semana. De acordo com André Amorim, os volumes podem alcançar até 200 milímetros em algumas regiões de Goiás até o fim do período chuvoso associado à ZCAS. O alerta vale também para o Entorno do Distrito Federal, onde são esperadas chuvas intensas nos próximos dias.
A orientação do órgão é que a população acompanhe os avisos meteorológicos e evite áreas de risco durante os períodos de chuva mais intensa. Em caso de emergência, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Leia também
Chuvas ganham força em Goiânia e região metropolitana com frente fria, alerta o Cimehgo

