Chuvas fortes devem atingir Goiânia nesta semana e, por conta disso, a Defesa Civil recomenda cuidados necessários durante os temporais, que devem ser acompanhados de ventos fortes. Ao Jornal Opção, o coordenador do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) afirmou que as chuvas devem atingir 15 mm durante a semana.

“As pancadas de chuva podem chegar a 15mm. Estamos trabalhando de forma conjunta com a Prefeitura já que durante essa semana teremos chuvas mais fortes. Então queremos avisar as pessoas a procurarem locais seguros para que não ocorram intercorrências e que as pessoas fiquem em locais seguros”, afirmou.

Já o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça, reforça a importância de a população estar atenta aos avisos meteorológicos e adotar medidas preventivas para garantir a segurança. “Diante das chuvas, que podem ser acompanhadas por ventos fortes, é fundamental que os moradores evitem áreas alagadas, não estacionem veículos sob árvores e, se possível, permaneçam em locais seguros durante as tempestades”, diz.

Segundo Robledo, ao perceber sinais de alagamento enquanto estiver na rua, a recomendação é procurar abrigo em um local elevado e seguro.

A Defesa Civil de Goiânia segue atuando de forma preventiva e reativa, com atendimento a emergências e monitoramento contínuo das áreas de risco. A população pode entrar em contato pelo número 153, ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Nesta semana, a previsão é de pancadas de chuva e nebulosidade. Para ser avisado por SMS, WhatsApp ou Telegram, o morador de Goiânia pode se cadastrar. “É fundamental, neste período de chuvas e ventos fortes, que os moradores evitem áreas alagadas e não estacionem debaixo de árvores. A orientação é permanecer em locais seguros durante tempestades e nunca enfrentar áreas inundadas”, diz.

“Só conseguiremos vencer os desafios das mudanças climáticas com união e esforço de todos. A Prefeitura de Goiânia está empenhada em resguardar a vida dos cidadãos, mas é essencial que cada um tenha autocuidado e evite se colocar em risco”, concluiu.

Leia também

Chuva forte derruba árvores e causa transtornos em Goiânia, veja vídeo