Chuvas fortes atingem Goiânia nesta quarta; região Leste concentra maiores volumes
14 janeiro 2026 às 14h48

COMPARTILHAR
As chuvas registradas nesta quarta-feira, 14, provocaram alertas em diferentes pontos de Goiânia e chegaram a impactar o trânsito na região da Marginal Botafogo. Levantamento preliminar do monitoramento meteorológico aponta que a região Leste concentrou os maiores acumulados no início da tarde, com volumes expressivos em curto intervalo de tempo.
De acordo com o resumo das medições entre 12h e 14h12, o maior índice foi registrado no Jardim Botânico, na região Sul, com 39 milímetros. Na sequência aparecem Vila Pedroso (19,4 mm), Vila Brasília (16 mm), Vera Cruz (12,8 mm) e Parque Atheneu (12,4 mm). Em outros pontos, como Parque Amazônia (3,4 mm), Jardim América (3,2 mm) e Lago das Rosas (1,8 mm), os volumes foram menores. A duração média da chuva foi de 2 horas e 12 minutos.
Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o evento teve caráter irregular, típico do verão. “Foi uma chuva mais concentrada na região Leste. O levantamento ainda é prévio, porque a instabilidade não tinha cessado totalmente no início da tarde”, explicou. Segundo ele, a tendência era de enfraquecimento das pancadas mais intensas, com a instabilidade se deslocando no sentido norte–sul. “Agora deve ficar uma chuva mais fraca e localizada, sem espalhar de forma homogênea pela cidade”, acrescentou.
No início da tarde, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) informou a interdição temporária dos acessos à Marginal Botafogo, na altura da Avenida Independência, devido à elevação do nível do Córrego Botafogo. Horas depois, a pasta atualizou a situação e comunicou a liberação dos trechos da Avenida Jamel Cecílio, que haviam sido afetados pelas chuvas.
A previsão indica continuidade das chuvas nos próximos dias, com variação entre períodos de sol, calor e pancadas isoladas, a combinação típica do verão. “Calor e umidade seguem dominando. Isso favorece áreas de instabilidade”, afirmou Amorim. Ele adiantou, porém, que uma frente fria deve avançar no início da próxima semana, trazendo chuvas mais volumosas e mais bem distribuídas em Goiás.
A Defesa Civil mantém o alerta para ocorrências pontuais, especialmente em áreas próximas a cursos d’água. Em caso de emergência, a orientação é acionar o 193.
Leia também
150 municípios em alerta de tempestade provocada por calor e umidade elevada

