Celso de Mello envia pedidos de impeachment do general Heleno para PGR
29 maio 2020 às 07h18

COMPARTILHAR
Petições se referem à nota em que ministro do Gabinete de Segurança Institucional ameaça STF caso celular de Jair Bolsonaro fosse apreendido nas investigações do inquérito contra fake news

O ministro Celso de Mello enviou à Procuradoria-Geral da República três petições que acusam o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Augusto Heleno, de ter cometido crime de responsabilidade. Nesta quinta-feira, 28, Mello pediu retorno do procurador-geral Augusto Aras.
As petições se referem à nota divulgada na semana passada, em que Augusto Heleno ameaça o Superior Tribunal Federal (STF) caso o celular de Jair Bolsonaro fosse apreendido nas investigações do inquérito contra fake news.
No documento, os deputados alegaram que Heleno atentou contra a Constituição e contra “o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados”. Destacam ainda que esses crimes de responsabilidade “ainda quando simplesmente tentados, são passíveis da pena de perda do cargo, com inabilitação, até cinco anos, para o exercício de qualquer função pública”.
Os pedidos partiram dos deputados Célio Moura (PT-TO), Rogerio Correia (PT-MG), Margarida Salomão (PT-MG) e Natália Bonavides (PT-RN).