CDTC vai apresentar plano de ação para transporte coletivo na primeira quinzena de agosto
17 julho 2019 às 09h36

COMPARTILHAR
Expectativa é de que proposta passe pelo Legislativo em setembro e comece a vigorar a partir de janeiro de 2020

O presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), Jânio Darrot, disse ao Jornal Opção que o Plano de Ação, que prevê melhorias para o transporte coletivo e garante fôlego para novos investimentos, está pronto e deve ser apresentado já na primeira quinzena do mês de agosto.
As propostas de intervenção no atual modelo de financiamento serão apresentadas ao governo do Estado, bem como às 18 prefeituras que compõem a região metropolitana de Goiânia e às empresas ligadas à execução do serviço.
A “coluna dorsal” do projeto, segundo Darrot, será a “incorporação de parte da taxa de licenciamento veicular arrecadada pelo Estado ao custeio do serviço”. Ele explica que a medida irá desonerar o usuário do transporte coletivo, haja vista que são eles quem pagam pela “gratuidade do serviço”.
Isso significa que as passagens daqueles que usam o transporte de maneira gratuita deverão ser custeadas com a nova fonte de receita e não com parte do valor cobrado pelo bilhete dos demais usuários. “Esse é o principal ponto da nossa proposta”, assegura.
Ele destaca, ainda, que todas as reuniões para discussão, elaboração e avaliação do projeto já foram realizadas com os demais membros da comitiva. A expectativa do presidente é de que a proposta seja aprovada pela Assembleia Legislativa (Alego) até setembro. “Se isso acontecer teremos a medida vigorando já no dia 1° de janeiro de 2020”, pontuou.