Cavalgada reúne mais de 1.500 animais e abre 52ª ExpoNorte em Porangatu

11 agosto 2025 às 18h53

COMPARTILHAR
Deiviane Jhasper
Especial para o Jornal Opção
O desfile mais tradicional da Região Norte de Goiás foi realizado no sábado, 9. A Cavalgada da 52ª ExpoNorte (Exposição Agropecuária de Porangatu) reuniu mais de 1.500 animais e atraiu cerca de 25 mil pessoas, entre público e participantes, segundo a Polícia Militar e o Sindicato Rural. O evento marcou oficialmente a abertura da programação da festa.
Logo nas primeiras horas do dia, a cidade respirava o clima sertanejo, com cavaleiros e amazonas reunindo-se em diferentes pontos para a concentração que antecedeu o desfile de animais mais aguardado da região.
Segundo o Sindicato Rural de Porangatu, cerca de 20 comitivas, de Porangatu e de municípios vizinhos, participaram do evento.
Reconhecida como Patrimônio Cultural de Goiás, a comitiva de Montividiu do Norte, com 150 integrantes, manteve a tradição de percorrer aproximadamente 70 km até Porangatu no lombo dos animais, em uma viagem de dois dias.
O evento também contou com a presença de prefeitos e lideranças políticas de municípios vizinhos, reforçando a integração regional e a relevância da ExpoNorte para o desenvolvimento do Norte goiano.
Percurso
O desfile teve início no Sindicato Rural de Porangatu, seguiu pela Avenida Brasília, passou pela Avenida Federal e cruzou as principais ruas da cidade, atraindo moradores que lotaram as calçadas para prestigiar o espetáculo. Animais bem treinados, ornamentação típica e a presença de charretes e bois ajudaram a retratar a força do agronegócio e a identidade cultural do campo na região.
A presidente do Sindicato Rural, Ana Amélia Paulino, destacou que o evento atendeu a todas as exigências do Ministério Público para garantir a saúde dos animais e a segurança dos participantes e do público, por meio da parceria com o Cidernorte (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Norte de Goiás) e com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Porangatu (ACIAP), responsável pela fiscalização no percurso.
A cavalgada teve o apoio do governo de Goiás e do Goiás Turismo. Ao final, todas as comitivas e instituições que contribuíram para o sucesso da cavalgada foram homenageadas com troféus, em reconhecimento à parceria e dedicação.
A 52ª ExpoNorte terá início na quarta-feira, 13, com uma programação que inclui shows nacionais, leilões, rodeios e atrações para toda a família, consolidando-se como um dos maiores eventos agropecuários e culturais do Estado.
Deiviane Jhasper é jornalista.