COMPARTILHAR

Segundo presidente, há muitas propostas de mediação, algumas das quais seriam difíceis de imaginar até pouco tempo atrás

O presidente da Catalunha, Carles Puidgdemont, baseado no referendo de 1º de outubro, declarou nesta terça-feira (10/10), a independência da região em relação à Espanha, mas suspendeu os efeitos desse processo para promover a abertura de um diálogo. A informação é do portal UOL.

Segundo Puigdemont, “há muitas propostas de mediação, algumas das quais seriam difíceis de imaginar até pouco tempo atrás”.

[relacionadas artigos=”106539″]

A declaração de Puidgdemont impacta diretamente 16% da população espanhola que vive nessa região do nordeste da Espanha, grande como a Bélgica e que contribui com 19% do PIB do país. A União Europeia já havia alertado que, em caso de separação, o território ficaria fora do bloco.

Referendo

O Governo da Catalunha informou que 90% dos eleitores votaram “sim” pela independência da região e 7,8% votaram “não”. Os dados foram apresentados pelo porta-voz da Generalitat (governo catalão), Jordi Turull.

No total, 2.262.424 pessoas votaram no referendo realizado no último dia 1º.