Catalunha declara independência, mas suspende efeitos para buscar diálogo
10 outubro 2017 às 15h19

COMPARTILHAR
Segundo presidente, há muitas propostas de mediação, algumas das quais seriam difíceis de imaginar até pouco tempo atrás
O presidente da Catalunha, Carles Puidgdemont, baseado no referendo de 1º de outubro, declarou nesta terça-feira (10/10), a independência da região em relação à Espanha, mas suspendeu os efeitos desse processo para promover a abertura de um diálogo. A informação é do portal UOL.
Segundo Puigdemont, “há muitas propostas de mediação, algumas das quais seriam difíceis de imaginar até pouco tempo atrás”.
[relacionadas artigos=”106539″]
A declaração de Puidgdemont impacta diretamente 16% da população espanhola que vive nessa região do nordeste da Espanha, grande como a Bélgica e que contribui com 19% do PIB do país. A União Europeia já havia alertado que, em caso de separação, o território ficaria fora do bloco.
Referendo
O Governo da Catalunha informou que 90% dos eleitores votaram “sim” pela independência da região e 7,8% votaram “não”. Os dados foram apresentados pelo porta-voz da Generalitat (governo catalão), Jordi Turull.
No total, 2.262.424 pessoas votaram no referendo realizado no último dia 1º.