Casa de Candomblé é incendiada na madrugada e babalorixá suspeita de ataque direcionado; vídeo
02 dezembro 2025 às 17h23

COMPARTILHAR
A casa de Candomblé Ilé Oba Òfuurufú Àse Afééfé Ayò, localizada em Goianira, foi incendiada na madrugada desta terça-feira, 2. O fogo começou por volta das 3h, enquanto integrantes do terreiro dormiam, inclusive dois iaôs que estão em período de recolhimento. O babalorixá responsável pelo templo, Max Muller Santos Rodrigues, registrou boletim de ocorrência e suspeita que o episódio tem características de ataque direcionado.
Segundo o sacerdote, todos já estavam recolhidos após um fim de semana de intensa atividade religiosa. “Acordei com meus filhos gritando ‘pai, fogo!’. Quando cheguei ao barracão, já estava tudo tomado pelas chamas”, relatou.
De acordo com Max Muller, o incêndio atingiu diretamente o barracão onde são realizados os rituais, destruindo materiais sagrados e parte da estrutura. O próprio grupo conseguiu conter as chamas antes que se alastrassem para outros setores da casa.
Câmeras mostram suspeito usando gasolina
Imagens de segurança entregues à Polícia Civil mostram um homem chegando ao local, despejando gasolina e incendiando o barracão. O suspeito utiliza capuz e mantém o farol do veículo alto, impedindo a identificação da placa.
“Pelas câmeras dá para ver claramente que alguém jogou gasolina e colocou fogo. Ele foi muito esperto: de capuz, farol alto, tudo para não ser identificado”, afirmou o babalorixá.
Max Muller relatou que, desde julho, vem enfrentando hostilidades de um ex-integrante da casa, desligado por descumprimento de regras internas. Na época, o sacerdote registrou outro boletim de ocorrência por calúnia e ameaças.
Leia também:
Abelhas em alta: setor da apicultura tem ‘boom’ de expansão em Goiás
História não conseguiu apagar a sufragista, feminista e compositora negra Almerinda Gama
