Após exoneração, funcionária teria continuado morando em endereço que funciona como escritório político do vereador

Foto: Reprodução

O filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), vereador Carlos Bolsonaro (PSC), manteve empregada em seu gabinete na Câmara Municipal do Rio de Janeiro uma mulher que foi laranja de um militar em empresas de telecomunicação, de acordo com matéria publicada pela Folha de S. Paulo.

Além disso, Cileide Barbosa Mendes, de 43 anos, já fez outros trabalhos para a família do presidente, como afazeres domésticos e atuou como babá do filho de uma companheira de Jair Bolsonaro. Enquanto atuava no gabinete de Carlos, ela foi responsável pela abertura de três empresas, atuando como laranja do tenente-coronel do Exército, Ivan, que é ex-marido da segunda mulher do presidente.

Cileide foi nomeada em 2001, quando Carlos tinha 18 anos e era novato na política. Ela foi exonerada no início deste ano, após 18 anos de trabalho no gabinete de Carlos. Segundo informações do gabinete, Cileide foi exonerada por ter completado sua formação educacional e passado a atuar como instrumentadora cirúrgica.

O militar Ivan confirma que a mulher “emprestava o nome” para ele, já que não podia assumir formalmente a direção de empresas por estar na ativa. Ele teria afirmado ainda que não concorda com o termo “laranja”.

Segundo a Folha, documentos indicam que, apesar de ter sido exonerada, Cileide continua morando em uma propriedade do presidente. O local é identificado como escritório político do vereador.