COMPARTILHAR

O 24º Canto da Primavera, um dos mais tradicionais festivais musicais de Goiás, entra no fim de semana com uma programação que promete agitar Pirenópolis neste sábado, 13, e domingo, 14.

Além dos shows, o evento também promove oficinas com músicos consagrados. O sábado traz uma maratona de apresentações, com início às 16h na Praça do Coreto, com o Rossini Xavier Trio, seguido por Fabiana Gomes, com o show Origens, e o pagode envolvente de Vitória Rabello no Beira-rio.

O fim da tarde ainda reserva espaço para diferentes estilos: o reggae da banda Jahz Reggae, a energia de Jamgodub, além da força feminina no instrumental com Ingrid Lobo e Rayssa Almeida no Largo da Matriz. No Teatro de Pirenópolis, o grupo Erotori apresenta o espetáculo Ancestral Contemporâneo.

À noite, os palcos se multiplicam: enquanto o Teatro recebe o tributo Paralelas – Pádua canta Belchior, no Campo das Cavalhadas se apresentam DJ Ferrá, Rayan Barreto e Nila Branco Retro.

O ponto alto da noite será às 22h30, com o show do sambista Xande de Pilares, um dos nomes mais aguardados desta edição, com sucessos que marcam sua carreira solo e os tempos de Grupo Revelação.

O festival, realizado anualmente pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-GO), leva música para diferentes palcos espalhados pela cidade, reunindo artistas locais, regionais e grandes nomes da cena nacional.

Domingo encerra com Pato Fu

O domingo começa com uma programação especial no Teatro de Pirenópolis, às 10h30, com o pianista Diones Correntino interpretando Egberto Gismonti.

A partir da tarde, os shows se espalham novamente pelos principais pontos da cidade: Miriam Veiga e Banda abre a agenda às 15h30 na Praça do Coreto, seguida pela energia da Banda Enverse no Beira-rio e pelo regionalismo de Olemir Cândido no Largo da Ponte de Pedra.

O público também poderá conferir nomes como Go Blues Band, Fausto Noleto e Karine Serrano e o grupo Dona da Roda, que animam a cidade entre 16h e 17h30.

O Campo das Cavalhadas volta a ser palco de grandes shows ao anoitecer. Às 18h25, a cantora Maíra Lemos apresenta o espetáculo Elis Vive!, em homenagem à eterna Pimentinha. Logo depois, às 19h20, é a vez da banda goiana Mr. Gyn, conhecida por sucessos que marcaram os anos 2000.

Para encerrar a edição 2025 com chave de ouro, às 20h15, sobe ao palco o grupo mineiro Pato Fu, um dos nomes mais inovadores e criativos da música brasileira contemporânea.

Canto da primavera

Criado em 2000, o Canto da Primavera se consolidou como o maior festival de música de Goiás fora da capital. Ao longo de suas edições, já recebeu nomes como Gilberto Gil, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Nando Reis, Lenine e Ney Matogrosso, além de dar espaço a artistas em ascensão e valorizar a produção musical local.