Quadro histórico do Partido Socialista, o candidato Antônio José Seguro derrotou o candidato de extrema direita, André Ventura, e foi eleito, neste domingo, 8, o próximo presidente de Portugal.

Até a última atualização de apuração das urnas, Seguro, que se apresenta como “democrata, progressista e humanista”, tinha quase 70% dos votos, contra pouco mais de 30% de Ventura, do partido Chega. O candidato de ultradireita, inclusive, já reconheceu a derrota e desejou que Seguro “seja um bom presidente, porque os portugueses precisam”.

Antônio Seguro é tido como um socialista moderado, com visão humanista e equilibrada. Após a divulgação de sua vitória, o presidente eleito exaltou o povo português e afirmou que seu objetivo é “servir ao país” europeu.

A posse de Seguro como presidente de Portugal deve acontecer no dia 9 de março.

No Brasil, o português recebeu apoio do Partido dos Trabalhadores, do presidente Lula, que se referiu a ele como representante dos “valores de solidariedade, cooperação política e compromisso democrático que unem as forças progressistas do Brasil e de Portugal”.

Leia também: Tertúlia Bistrô: conheça a história da “embaixada de Goiânia” em Aveiro