Câmara recebe pedido de CPI para investigar doações políticas da JBS
25 maio 2017 às 12h08

COMPARTILHAR
Atualmente, existe apenas uma CPI em funcionamento da Casa, mas outros pedidos aguardam decisão do presidente
A Câmara dos Deputados pode abrir comissão para investigar possíveis pagamentos de propina via doação para campanha eleitoral do frigorífico JBS à políticos. O deputado Cabo Sabino (PR-CE) apresentou requerimento para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as doações de campanha feitas pelo grupo JBS e obteve assinatura de 189 deputados.
[relacionadas artigos=”95430″]
O requerimento inclui a investigação de contratos com o BNDES e supostos crimes contra o sistema financeiro, evasão de divisas e ingerência no Cade. Todos aparecem na delação dos donos do grupo feita à Procuradoria-Geral da República e homologada pelo Supremo Tribunal Federal e que se tornou pivô da crise política que assola o governo de Michel Temer (PMDB).
Outros cinco pedidos de criação de CPIs, apresentados neste ano, aguardam decisão do presidente. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, as CPIs são criadas mediante requerimento de 1/3 dos deputados para a apuração de fato determinado e por prazo certo.
As regras vigentes permitem o funcionamento de cinco comissões ao mesmo tempo. Uma sexta CPI só pode ser criada por meio de projeto de resolução.Atualmente, a única CPI em funcionamento na Câmara é a CPI da Funai 2. Ela terminaria nesta sexta-feira e teve o prazo prorrogado por 30 dias para concluir a votação do relatório final.