Decreto de reabertura deve ser publicado já nesta sexta-feira, 19

Rua da Região da 44 com comércios fechados | Foto: Fernando Leite

A Câmara Municipal e a Prefeitura de Goiânia estabelecerão em conjunto as regras de reabertura da economia da capital. Em reunião na tarde desta terça-feira, 16, no Paço Municipal, o presidente do Legislativo, vereador Romário Policarpo (Patriota), o líder da administração municipal, vereador Welington Peixoto (DEM), e o prefeito Iris Rezende (MDB) definiram a criação de força tarefa, com participação dos segmentos econômicos, para a definição dos protocolos sanitários de retomada das atividades econômicas.

O decreto de reabertura deve ser publicado já nesta sexta-feira, 19. Com a parceria, a Câmara de Goiânia não deve dar prosseguimento à proposta de decreto legislativo, que seria apresentada na sessão ordinária remota desta quarta-feira, 17.

A iniciativa do Poder Legislativo previa a aprovação, pelo plenário, das regras de funcionamento dos diferentes segmentos diante da necessidade de medidas sanitárias de prevenção da disseminação do coronavírus.

Proposta

A abertura proposta pelos vereadores considera ineficaz o fechamento do comércio na capital como medida preventiva e previa a reabertura da Região da 44 com restrição de horários, além de série de controles. Também queriam a retomada das atividades dos shoppings centers.

A Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, considera a situação epidemiológica para manter o fechamento.