COMPARTILHAR

Será realizada nesta quinta-feira, 16, às 19h, no plenário João Justino de Oliveira, uma audiência pública para discutir o problema dos fios soltos espalhados pelas ruas de Jataí, no Sudoeste goiano. O debate foi proposto pelo presidente da Câmara Municipal, Marcos Patrick, e pelos vereadores Carlinhos Canzi e Durval Júnior, que pedem o cumprimento da Lei Ordinária nº 4.862/2025, que trata da organização e remoção de cabos irregulares em postes.

Foram convidadas para participar empresas prestadoras de serviços que utilizam a infraestrutura elétrica da cidade, representantes do Ministério Público, do Procon e da Equatorial Goiás.

O tema ganhou destaque após um motociclista ser arremessado ao ter a moto enroscada em fios soltos, no último dia 7, na Rua Voluntários da Pátria, no setor Vila Jardim Rio Claro. Câmeras de segurança registraram o momento em que o veículo foi projetado após o impacto. O condutor quebrou um pé e foi socorrido.

A Equatorial Goiás informou que os cabos envolvidos no acidente pertencem a empresas de telecomunicações e não à rede elétrica. A distribuidora afirmou ainda que tem notificado essas empresas para que regularizem as instalações, conforme as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Já a Prefeitura de Jataí destacou que as companhias de internet e telefonia são responsáveis pela manutenção e remoção dos fios desnecessários. Segundo o município, foi criado um grupo oficial de WhatsApp para registrar pontos críticos e cobrar providências das empresas.

Até a última atualização desta reportagem, a prefeitura não havia informado se o motociclista foi atendido pelo Samu e quais medidas foram tomadas em relação aos fios caídos.

Leia também: CEI dos Fios Soltos conta com 28 assinaturas, incluindo presidente da Câmara de Goiânia e líder do prefeito