Goiânia registrou ventania e pequenas precipitações isoladas nesta sexta-feira, 29, mas a previsão para o fim de semana é de sol intenso e baixa probabilidade de chuva, segundo o gerente do Centro de Informações Hidrometeorológicas do Estado de Goiás (CIHMEGO), André Amorim.

“Hoje foi complicado. A princípio, tivemos até um pequeno chuvisqueiro em algumas regiões de Goiânia, mas esse sistema já está se dispersando”, afirmou Amorim ao Jornal Oção. O gerente destacou que, apesar da chuva passageira, a tendência é de calor nos próximos dias. “Vai voltar aquele calorzão, apesar desse chuvisqueiro que deu uma refrescada, o vento circulando ajudou um pouco, mas a temperatura segue elevada.”

De acordo com Amorim, as temperaturas registradas na cidade chegaram a 32°C, enquanto no sudoeste e sul goiano o calor foi mais intenso. Em localidades como Porangatu, os termômetros marcaram 38°C, e em São Miguel da Araguaia, 39°C.

Sobre a expectativa de chuvas mais consistentes, o gerente do CIHMEGO explicou que o início do período chuvoso ainda não se consolidou no Estado. “Essas chuvinhas que vêm e vão podem acontecer, mas estamos com uma melhor expectativa para começar o período chuvoso. A tendência é ter algumas chuvas a partir da segunda quinzena de setembro, mas as mais intensas devem começar lá para o mês de outubro”, detalhou.

O CIHMEGO reforça que, embora pequenas precipitações isoladas possam ocorrer, os goianos devem se preparar para dias quentes e secos até o início de outubro, quando a chegada de frentes frias deve intensificar as chuvas no Estado.

Leia também

Após longo período de seca, chuva é registrada no Sudoeste de Goiás, veja vídeo