COMPARTILHAR

Contas suspeitas recebiam Auxílio Emergencial sem realmente terem direito; pessoas injustamente penalizadas podem pedir reabertura em agências da Caixa

Aplicativo permite que trabalhadores informais se cadastrem para receber auxílio emergencial | Foto: Reprodução

O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, informou que milhares de contas poupança digital usadas para o recebimento do Auxílio Emergencial foram suspensas por suspeita de fraude. Segundo ele, quem teve a conta desativada injustamente pode pedir o desbloqueio.

Para solicitar o desbloqueio, a pessoa deve comparecer a uma agência da Caixa portando a identidade. “Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueado, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável”, afirmou.

“Temos as provas de que a grande maioria foram utilizadas por hackers. Mas algumas pessoas são pessoas honestas que foram penalizadas”, disse Pedro. Segundo ele, grande parte das penalizadas foram aquelas que não tinham celular e tiveram de cadastrar em celulares de outras pessoas que também haviam realizado cadastro. Segundo ele, os fraudadores já foram identificados e serão penalizados.