Caiado sanciona lei para que FundaHC gerencie hospitais de campanha goianos
16 junho 2020 às 13h44

COMPARTILHAR
Projeto havia sido aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa

Após ser aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Goiás, o governador Ronaldo Caiado (DEM) sancionou a lei que autoriza a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FundaHC) a assumir a gestão dos novos hospitais de campanha (HCamps).
A lei nº 20.795 foi publicada no suplemento do Diário Oficial do Estado no último dia 10. Os hospitais de campanha atendem a demanda de pacientes decorrentes da pandemia de Covid-19, com intuito de impedir um colapso na saúde pública do Estado.
O governo estadual deverá destinar R$150 milhões para que o FundaHC gerencie, operacionalize e atue nos HCamps. No ofício com o projeto, que havia sido encaminhado ao presidente do legislativo estadual Lissauer Vieira (PSB), Caiado pediu rapidez na tomada da decisão para que fosse assegurado com maior celeridade a criação de leitos nos HCamps. O pedido do governador foi atendido pelos parlamentares da casa.
Em abril, o Caiado conseguiu que a Casa Legislativa aprovasse com urgência o remanejamento de R$351 milhões para a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) para que os hospitais de campanha pudessem receber aparelhos, materiais e insumos para o enfrentamento do novo coronavírus na capital e interior.
Os recursos estão previstos na lei que autoriza o remanejamento de verbas para despesas urgentes e imprevistos motivados por calamidade pública. O dinheiro é investido na saúde dos municípios de Itumbiara, Luziânia, Jataí, Formosa, São Luís de Montes Belos, Águas Lindas, Anápolis, Goiânia e Porangatu.