O governador Ronaldo Caiado (UB) deve se encontrar, no próximo dia 18, sábado, com a cúpula do Podemos, em Brasília. Segundo o deputado federal Glaustin da Fokus, presidente do Podemos em Goiás, o encontro será para discutir o convite da legenda ao governador de Goiás para se filiar ao partido e disputar a presidência da República.

Atual partido de Caiado, o União Brasil enfrenta por um furacão interno, além do risco de a negociação para a formação da maior federação com o PP não ser concretizada.

A reunião deve ocorrer com a presença do deputado federal Glaustin da Fokus, único deputado do Podemos na Câmara, a presidente nacional da legenda, Renata Abreu e o vice-presidente pastor Everaldo.

Com 18 deputados eleitos no último pleito, o Podemos dispõe de uma boa margem de tempo de televisão e propaganda eleitoral gratuita, além de um fundo eleitoral de cerca de R$ 236 milhões nas eleições de 2024.

Uma das motivações para a mudança de partido tem sido a falta de espaço na federação e no União Brasil para a disputa presidencial. No anúncio da pré-candidatura, em abril deste ano, em Salvador, na Bahia, a ausência do presidente da legenda, Antônio Rueda, já era lido nos bastidores como um sinal de que não teria apoio da cúpula dos partidos.

Federação em stand by

Com federação anunciada com o PP, mas em stand by, segundo o governador, e as recentes falas excludentes de Ciro Nogueira em relação a candidatura de Caiado à presidência, o caminho mais óbvio tem sido a busca de um novo abrigo.

Outro fator preponderante na saída do partido pode estar ligado a operações e revelações de suspeitas de envolvimento de Rueda e Ciro Nogueira com operações da organização criminosa de São Paulo, o PCC. A operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto, revelou que o banco da organização teria financiado salários de piloto ligado ao tráfico que depôs contra os dirigentes do UB e PP.

A saída de Caiado do União Brasil deve provocar ainda uma debandada de deputados estaduais e federais da legenda. Na bancada estadual, deputados revelam que o clima é de aguardar uma reunião de definição, mas o acirramento do clima pode “levar a um esvaziamento”.

Além do Podemos, outra legenda que pode abrigar Caiado é o Solidariedade, comandado nacionalmente por Paulinho da Força. Ele participou do lançamento da pré-candidatura de Caiado e já à época convidou o governador goiano para disputar o pleito pelo SD.

Leia também: Deputados do União Brasil veem risco de esvaziamento da legenda em Goiás caso Caiado deixe o partido