Cerca de dez cachorros, incluindo filhotes, foram encontrados carbonizados em um lote baldio na Rua Hugo de Carvalho Ramos, na Vila Irany, próximo ao setor Campinas, em Goiânia. Conforme relatos de moradores, os animais já estavam mortos quando foram levados ao local e, em seguida, incendiados. 

Segundo informações confirmadas pela Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Proteção Animal (GPA), os agentes chegaram ao terreno na segunda-feira, 18, mas não encontraram mais os corpos. Isso porque a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) já havia feito a retirada dos cães do local no dia do registro do caso, no domingo, 17. Essa remoção imediata, embora necessária para a limpeza, comprometeu a realização da perícia criminal, inviabilizando a coleta de provas que poderiam ajudar a identificar os autores do crime.

O delegado da Polícia Civil de Goiás responsável pelo caso, Cláudio Antônio Domingos da Silva, explicou ao Jornal Opção as dificuldades enfrentadas até o momento. “Quando chegamos no local os animais já haviam sido levados, então não conseguimos fazer a perícia sobre o caso”, declarou. Segundo o delegado, “a região ali é muito isolada, com pessoas de nível econômico mais precário, então ninguém tinha câmeras nas casas para apurarmos filmagens do local e também não existem câmaras públicas na região”.

Com isso, a investigação agora depende de relatos de moradores, vídeos divulgados por veículos locais e informações que possam surgir por meio de denúncias anônimas. O delegado destacou ainda que o crime se enquadra no Artigo 32, parágrafo 1º-A da legislação brasileira de crimes ambientais, que prevê pena de um a cinco anos de prisão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de cães e gatos.

Agora, como parte dos próximos passos da investigação, a Polícia Civil deve solicitar informações adicionais à GCM e às equipes da Comurg que atuaram na remoção dos animais. Além disso, a autoridade policial faz um apelo direto à população para que contribua com informações que possam esclarecer o caso. O delegado reforça que as denúncias podem ser feitas de forma totalmente anônima. O telefone disponibilizado para a população é o 197, Disque-Denúncia da Polícia Civil de Goiás.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) também foi acionada pela população, mas a ausência dos animais quando as forças policiais chegaram ao terreno impediu um exame mais detalhado da cena. 

Leia também:

Famosos cobram justiça após cavalo ser mutilado com facão em Bananal; Polícia investiga tutor