Brasileiro morre em fogo amigo no sul de Gaza e se torna a 900ª baixa israelense desde o início da guerra

30 agosto 2025 às 17h47

COMPARTILHAR
Um brasileiro reservista das Forças de Defesa de Israel (IDF), foi morto nesta sexta-feira, 29, durante combates no sul da Faixa de Gaza, em um suposto incidente de fogo amigo. De acordo com o Canal 12 de Israel, Lubliner é o 900º soldado morto em todas as frentes desde o início da guerra, em 7 de outubro de 2023.
O soldado foi identificado como Sargento de Primeira Classe (Reserva) Ariel Lubliner, 34 anos, da unidade de logística 6036 da 36ª Divisão, natural de Kiryat Bialik. Segundo uma investigação preliminar, Lubliner pode ter sido atingido por disparo acidental de outro soldado durante a operação.
Nascido no Brasil, Ariel Lubliner imigrou para Israel há cerca de 10 anos. Ele deixa a esposa Barbara, imigrante da Espanha, e o filho de nove meses, Lior. Lubliner estava prestes a concluir mais uma missão de reserva, e a família planejava viajar para o Brasil para férias.
Rafael Rozenszajn, Porta-voz das IDF, publicou: “As Forças de Defesa de Israel expressam suas mais profundas condolências à família, amigos e a todos que compartilharam de sua vida. Que a memória de Ariel Lubliner seja sempre uma bênção e inspiração.”