A Coca-Cola anunciou que Henrique Braun assumirá o cargo de CEO Global da empresa em 31 de março de 2026. Ele irá suceder James Quincey e é um executivo com longa trajetória na companhia.

Henrique tem dupla nacionalidade: nasceu na Califórnia e foi criado no Brasil. Ao longo de quase três décadas, acumulou experiências em áreas centrais da empresa, incluindo operações marketing, inovação, cadeia de suprimentos e gestão de engarrafadores.

Formado em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ele ainda possui mestrado em Ciência pela Michigan State University e MBA pela Georgia State University. Sua trajetória na Coca-Cola começou em 1996, quando ingressou como trainee na área de Engenharia Global, em Atlanta.

Ele chegou a ocupar diferentes funções em vários continentes. Entre 2013 e 2016, liderou a operação Coca-Cola para Grande China e Coreia do Sul. Em seguida, presidiu a empresa no Brasil entre 2016 a 2020. Logo depois, foi para a liderança da Coca-Cola América Latina até 2022.

A partir dai passou a atuar em funções de alcance mundial. Tornou-se presidente de Desenvolvimento Internacional, responsável por unidades operacionais que abrangiam América Latina, Japão e Coreia, Sudeste Asiático, China e Mongólia, África, Índia, Oriente Médio e Eurásia.

Em 2024, ele chegou à vice-liderança executiva da empresa e, no início deste ano, alçou o cargo de diretor de operações. Nesta posição, ele foi colocado à frente de todos os mercados da empresa no mundo.

Ao ser anunciado, ele afirmou que pretende aprofundar iniciativas em curso e reforçar a parceria com os engarrafadores ao redor do mundo. “Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, afirmou Braun em comunicado divulgado pela empresa.

Leia mais: Centro de radioterapia do SUS é inaugurado em Goiás