COMPARTILHAR

Na contagem diária, país somou 1.311 novos óbitos em decorrência da Covid-19

Foto: Jose Wagner/ Governo do Ceará.

Nesta quinta-feira, 23, o Ministério da Saúde informou que o Brasil registrou 59.961 novos casos de coronavírus, atingindo um total de 2.287.475. O país marca o segundo dia com maior número de infecções confirmadas desde o início da pandemia.

Na contagem diária, foram somados 1.311 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o número total para 84.082. O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos e mortes por coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos.

De acordo com a pasta, foram notificados 1.570.237 pacientes recuperados da doença e 633.156 em acompanhamento.

O recorde de casos ocorreu após o ministério publicar uma portaria exigindo que todos os testes de Covid-19 realizados no Brasil passassem a ser notificados. Anteriormente, a contabilização englobava apenas laboratórios oficiais e parte da rede privada.

Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira, o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, falou sobre as diferenças entre as curvas de óbito e contágio, e disse que é natural que o número de casos aumente no período de inverno.

“Uma coisa é a curva crescente de contaminação, outra coisa é a curva de óbito… Cabe a nós, gestores, evitar que a curva de óbito ‘plugue’ na curva de contaminação”, afirmou Pazuello.