COMPARTILHAR

O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira, 9, um lote com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, destinado ao tratamento de intoxicações por metanol associadas ao consumo de bebidas adulteradas. Dessas, 52 unidades serão distribuídas em Goiás. O estado que receberá a maior quantidade é São Paulo: 288

O medicamento não estava disponível no país, mas foi adquirido pelo Ministério da Saúde em meio ao aumento de casos e mortes. A distribuição de 1,5 mil unidades começa hoje, com prioridade para São Paulo.

Na sexta-feira, 10, os demais estados que registraram ocorrências suspeitas receberão o antídoto. Ao Jornal Opção, a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que aguarda o recebimento das ampolas.

Até a última quarta-feira, 8, o estado contava com 5 notificações para casos suspeitos de intoxicação por metanol, sendo 2 já descartados.

Leia também: Nenhum caso notificado de intoxicação por metanol foi confirmado, informa a SES-GO

Estavam em investigação o caso de um mulher de 25 anos, moradora de Itapaci; de um homem de 20 anos de idade, internado no Hospital Estadual de Formosa (HEF) e de um homem de 47 anos, paciente de Padre Bernardo com protocolo aberto de morte encefálica.

Foram descartados os casos de um homem, de 25 anos, do município de Bom Jesus, inicialmente notificado caso suspeito, e de uma mulher de 18 anos residente em Senador Canedo.

E nesta quinta-feira, a SES-GO informou que o caso do paciente de paciente de Padre Bernardo também foi excluído para intoxicação por metanol após realização de exame toxicológico. “Não temos ainda informações sobre o protocolo de morte encefálica do paciente. Solicitamos as informações, mas não recebemos ainda”, declarou.

Veja como será a distribuição do fomepizol por estado: