Brasil fecha fronteiras com países da América do Sul
19 março 2020 às 12h57

COMPARTILHAR
Ficam proibidos de entrar no Brasil estrangeiros vindos da Argentina, Bolívia, Colômbio, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai e Peru

O governo federal publicou, nesta quinta-feira, 19, uma portaria que determina o fechamento de fronteiras do Brasil com países vizinhos da América do Sul. A medida é para tentar barrar a propagação do coronavírus. No entanto, cidadãos brasileiros que estiverem nesses locais podem entrar no Brasil.
A portaria não especifica por quanto tempo as fronteiras ficarão fechadas, mas diz que a medida é temporária. Cargas poderão continuar entrando no país, assim como agentes de ações humanitárias.
Ficam proibidos de entrar no Brasil estrangeiros vindos da Argentina, Bolívia, Colômbio, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai e Peru. Soma-se a lista, a Venezuela, uma vez que o Brasil já havia determinado o fechamento da fronteira.
De acordo com o governo, a restrição está sendo imposta por “recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E que se justifica por “motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação” do coronavírus.