Ficam proibidos de entrar no Brasil estrangeiros vindos da Argentina, Bolívia, Colômbio, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai e Peru

Bolsonaro | Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governo federal publicou, nesta quinta-feira, 19, uma portaria que determina o fechamento de fronteiras do Brasil com países vizinhos da América do Sul. A medida é para tentar barrar a propagação do coronavírus.  No entanto, cidadãos brasileiros que estiverem nesses locais podem entrar no Brasil.

A portaria não especifica por quanto tempo as fronteiras ficarão fechadas, mas diz que a medida é temporária. Cargas poderão continuar entrando no país, assim como agentes de ações humanitárias.

Ficam proibidos de entrar no Brasil estrangeiros vindos da Argentina, Bolívia, Colômbio, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai e Peru. Soma-se a lista, a Venezuela, uma vez que o Brasil já havia determinado o fechamento da fronteira.

De acordo com o governo, a restrição está sendo imposta por “recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E que se justifica por “motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação” do coronavírus.