Chefe do escritório do The New York Times na Cidade do México e ex-correspondente do jornal no Brasil, Jack Nicas escreveu que o Brasil desafio o presidente norte americano, Donald Trump, e venceu. O jornalista destaca a resposta seca de Trump ao ser questionado sobre a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro como reveladora.

Na argumentação, ele lembra que em julho, Trump iniciou uma guerra tarifária contra o Brasil com uma carta “furiosa” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), exigindo que as autoridades brasileiras retirassem as acusações de que Bolsonaro teria tentado um golpe. Cerca de cinco meses depois, com a articulação do governo brasileiro e o aumento das taxas de juros e a proximidade com o período eleitoral nos Estados Unidos, Trump recuou e praticamente admitiu a derrota.

“O Sr. Bolsonaro, 70 anos, está em uma cela de prisão, cumprindo uma sentença de 27 anos. E o Sr. Trump – após uma reunião amistosa com o Sr. Lula – acabou de remover as tarifas mais significativas contra o Brasil”, escreveu.

Correspondente no Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro e ativo na cobertura da relação entre Trump e Bolsonaro, Nicas lembrou que o presidente norte americano tentou influenciar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da tentativa de golpe de Estado, mas a avaliação é que as medidas impostas contra o Brasil e o ministros da Suprema Corte tiveram efeito contrário: penas mais duras.

Leia também:

EUA derrubam sobretaxas e reabrem mercado: Goiás volta a ganhar fôlego nas exportações de café e carne

Período pré-eleitoral, indústria do café e carne forçaram recuo tático das relações entre Brasil e EUA