COMPARTILHAR

Durante anos, o SBT, contentando-se com o segundo lugar, chegou a divulgar publicidade informando que era o vice da TV Globo. O Bradesco é o vice-campeão entre os bancos privados do país — atrás apenas do Itaú-Unibanco.

Como o SBT em tempos idos, o Bradesco está satisfeito com o segundo lugar e assistindo o avanço dos bancos-financeiras de investimentos? É provável que não. O mais provável é que não queira cair para terceiro lugar e, sobretudo, quer superar o seu principal concorrente.

Na quinta-feira, 23, a cúpula anunciou que Marcelo de Araújo Noronha, de 58 anos, é o substituto de Octavio de Lazari Junior na presidência do Bradesco.

Num comunicado, o Bradesco informou que a indicação de Marcelo Noronha “decorreu da sua vasta experiência profissional adquirida ao longo de mais de 38 anos no mercado financeiro, 20 dos quais dedicados ao Bradesco”. O banco quer expandir seu papel na área de investimentos — na qual já é forte.

Nota de Marcelo de Noronha informa que, no comando do Bradesco, vai focar em resultados. De acordo com o “Estadão”, “o executivo foi alçado ao posto” de presidente “depois de liderar a arrumação no segmento de varejo, que sofreu com o aumento da inadimplência e pressionou os resultados do conglomerado”.

Marcelo Noronha sublinha que “o mercado é muito competitivo e exige múltiplas capacidades de todos nós”.

O presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, postula que “o momento representa um cenário propício para dar visão renovada aos movimentos necessários em direção aos objetivos colocados pelo conselho de administração do Bradesco. Marcelo Noronha apresenta carreira consistente, sólida, e acreditamos que suas prerrogativas serão adequadas e compatíveis à conjuntura econômica e às exigências do mercado”.

Marcelo Noronha é formado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco e especializado em Finanças pelo Instituto Brasileiros e Mercado de Capitais (Ibmec) e pelo Instituto de Estudios Empresariales da Universidade de Navarra.