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E-commerce tem alta de 36% em relação a 2018. Além disso, fraudes evitadas cresceram 65%. Levantamento considerou vendas registradas até às 18h da última sexta-feira, 29

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Black Friday de 2019 apresentou crescimento expressivo em relação à edição do ano passado. Um levantamento do Compre&Confie destaca crescimento de 36% no faturamento em relação ao mesmo período de 2018, considerando as vendas das 00h01 do dia 28 até às 18h da sexta, 29, foram contabilizados R$ 3,6 bilhões. O tíquete médio foi de R$ 638,79.

Com o crescimento do número de vendas, subiu também o volume de fraudes evitadas: de acordo com a ClearSale, líder em antifraude no país, houve aumento de 65% no período, totalizando R$ 19,7 milhões.

Os dados consideram todas das vendas de bens de consumo realizadas em todo o País. De acordo com o levantamento da Compre&Confie, foram realizados mais de 4,8 milhões de pedidos de compras via internet, um crescimento de 32,4% em relação ao ano passado.

O Sudeste foi a região com maior valor de compras, com R$ 1,9 bilhão, seguido pelo Nordeste, com R$ 470,2 milhões e, em terceiro lugar, pelo Sul, com R$ 441,1 milhões. Em quarto e quinto lugar estão, respectivamente, Centro-Oeste, com R$ 202,5 milhões e o Norte, com R$ 74,8 milhões.

“Nessa Black Friday ocorreram mais vendas, mas o ticket médio se mostrou estável em relação a 2018, com alta de apenas 2,7%, reflexo dos preços baixos praticados pelas lojas, controle de inflação no País e crescimento de categorias de menor valor agregado como, por exemplo, beleza e saúde, brinquedos e petshop”, avalia André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

Perfil de consumo

Entre as categorias mais consumidas, estão: Moda e Acessórios, Entretenimento, Beleza, Perfumaria e Saúde, Eletrodomésticos e Ventilação, além de artigos para casa.

Os consumidores de 26 a 35 anos são os maiores compradores, com 36,7%, seguidos pelos clientes de 36 a 50 anos (32,4%). A maior parte dos pedidos é realizada por mulheres (51%), enquanto os homens ficam com 49% das compras.

Fraudes

Com o aumento das vendas, há também uma maior tentativa de fraudes no pagamento das compras. De acordo com o levantamento da ClearSale a categoria com maior índice fraudes é a de celulares, seguida por games.

Na análise por regiões, o Sudeste foi onde mais fraudes foram evitadas, com R$ 10,3 milhões, seguido pelo Nordeste, com R$ 4,9 milhões e Centro-Oeste, com R$ 1,9 milhões. Em quarto lugar ficou o Sul, com R$ 1,5 milhão e em último o Norte, com R$ 1,1 milhão.

“O aumento das fraudes evitadas é reflexo da maior quantidade de pedidos este ano, além do aperfeiçoamento constante nos processos antifraude realizados pela ClearSale”, avalia Omar Jarouche, diretor de Soluções da empresa.

“Atualizamos e ajustamos constantemente nossos modelos de análises antifraude, tanto com a utilização de novas tecnologias, como o uso de novos elementos de inteligência de estatística, possibilitando uma melhor identificação das vulnerabilidades nos processos de compra”, explica Jarouche.