Bandeira de Goiás é içada de ponta cabeça na Câmara Municipal de Carmo do Rio Verde
01 setembro 2014 às 17h06

COMPARTILHAR
Posição errada de pendão estadual parece não ter chamado atenção de autoridades municipais e tampouco da população local
Mais um flagrante inusitado envolvendo a bandeira de Goiás. Na Câmara Municipal de Carmo do Rio Verde, o pendão estadual foi içado de ponta cabeça em frente ao prédio do legislativo local. A simpática urbanidade localizada na região do Vale do São Patrício, que ostenta um dos melhores indicadores sociais do Estado, parece ter vereadores – ou servidores daquela casa de leis – que não estão tão atentos ou informados sobre os símbolos estaduais e seus valores cívicos.
Este não foi a primeira vez que o Jornal Opção conseguiu flagrar algo do tipo. Em junho de 2013, o renomado e respeitável Castro´s Park Hotel, a primeira hospedaria cinco estrelas de Goiânia, içou a bandeira do Estado do Sergipe como se fosse o pendão goiano. Os funcionário da hospedaria teriam confundido as bandeiras pela grande semelhança de forma e de cores.
Exemplos como esse parece denunciar que o povo goiano, possivelmente, não dá a devida importância para seus símbolos locais. Ou esta seria uma exceção dentro da regra? Nota-se que neste período eleitoral, muitos partidos e políticos tem apelado à bandeira goiana para ilustrar os materiais de campanha. Este recém uso do pendão estadual para fins eleitoreiros tem sido intensificado por conta de orientação de marqueteiros políticos, que justificam o uso por conta das ondas de protestos que tomaram as ruas do País em junho do ano passado. Naquele episódio foi possível observar que centenas de manifestantes se enrolavam às bandeiras do Brasil e de seus respectivos Estados, como forma de mostrar um sentimento patriótico e, ao mesmo tempo, de indignação em relação à classe política.
A bandeira de Goiás foi criada pelo goiano Joaquim Bonifácio de Siqueira, instituída pela Lei nº 650 de 30 de julho de 1919, durante o governo de João Alves de Castro. Ela é composta por quatro faixas horizontais verdes e quatro faixas horizontais amarelas. No canto esquerdo superior há um retângulo de cor azul com cinco estrelas brancas. As faixas verdes representam as matas e florestas do Estado, enquanto as de cor amarela simbolizam o ouro. O fundo azul do retângulo simboliza o céu e as cinco estrelas representam o Cruzeiro do Sul.