COMPARTILHAR

A Associação “Mães em Movimento pelo Autismo” (MMA) abrirá inscrições no dia 5 de outubro para o 2º congresso científico internacional “Autismo Sem Fronteiras”, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de abril de 2026 em Goiânia. Pela segunda vez consecutiva, a capital de Goiás será palco de debates e intercâmbio sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a idealizadora do congresso, Dra. Letícia Amaral, presidente da MMA, o evento espera superar a participação de 2.000 pessoas registrada em 2025. “Iremos trazer uma abordagem teórica e experiencial ainda mais interconectada em prol da Ciência, da Inovação e da Transformação, incluindo comorbidades que podem se manifestar de forma coocorrente em muitas pessoas com TEA”, afirmou.

A programação terá foco em estratégias de inclusão, acessibilidade e disseminação de conhecimento científico. Para Maira Tomo, idealizadora do evento, o objetivo é quebrar barreiras atitudinais e capacitistas, promovendo evolução clínica e maior qualidade de vida para autistas e suas famílias. A consultora Ana Dantas ressalta que o congresso reunirá referências nacionais e internacionais para discutir pesquisas médicas, educacionais, sociais e psicológicas sobre o TEA e outras limitações funcionais.

A curadoria ficará a cargo do neurofisiologista e neurologista infantil Dr. Hélio Van der Linden, da USP, que pretende selecionar os palestrantes mais qualificados. Dra. Letícia Amaral destaca que Goiânia, pela posição geográfica estratégica no centro do Brasil, permitirá receber participantes de todo o país e potencializar trocas de experiências, democratizando conhecimento, tecnologias e direitos especializados para um cuidado integral das pessoas com autismo.